03/10/16 15h39

Governo apresenta oportunidades de investimentos a italianos

Portos e Navios

O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, reuniu-se, na última quinta-feira (29/09), em Brasília, com um grupo de empresários italianos e apresentou dados que mostram que os brasileiros estão mais otimistas com o cenário econômico.

Durante o encontro, Oliveira afirmou que o governo tem uma base forte e estável para realizar as medidas necessárias para a retomada do crescimento do País.

“Hoje temos um novo governo no Brasil com uma base suficientemente forte e estável para realizar as medidas necessárias para a retomada do crescimento”, avaliou ao mencionar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos já encaminhada ao Congresso Nacional, e o trabalho de elaboração para uma reforma previdenciária.

“Esta nova abertura brasileira é vista com grande interesse pelo nosso setor privado e governo, que querem colaborar neste processo”, disse a ministra das Relações Constitucionais da Itália, Maria Elena Boschi, durante o Encontro de Altas Autoridades Brasil-Itália para Cooperação em Infraestrutura, realizado no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

A reunião no Ministério foi em sequência ao Encontro Empresarial de Infraestrutura Brasil-Itália, realizado na quarta-feira (28) e promovido pelo Banco do Brasil e pela Embaixada da Itália no Brasil. Na oportunidade, Dyogo Oliveira disse que já há sinais que apontam para a recuperação da economia brasileira.

“Temos muita confiança e otimismo na recuperação da economia brasileira. Confiança nos números anunciados, nas metas que serão cumpridas e também na relação entre empresários e Estado. Toda a equipe de governo tem uma orientação muito clara para trabalhar de forma a reestabelecer um ambiente favorável ao crescimento econômico”, afirmou o ministro.

PPI

Nesse contexto, o governo federal definiu diretrizes para atrair investimentos no setor de infraestrutura pelas concessões previstas no Programa de Parceira de Investimentos (PPI) e para destinar recursos orçamentários em obras públicas.

O ministro anunciou que o governo prepara uma medida provisória com o objetivo de dar maior segurança jurídica a concessionários interessados em investir novos recursos nos empreendimentos. “Também queremos viabilizar novos investimentos em concessões já existentes por meio do reequilíbrio de tarifas ou da expansão de prazos”, informou.