08/02/24 14h26

Fórum debate Cidades Digitais em São Paulo

InvestSP

A Prefeitura de São Carlos, município distante 315km da capital, realizou, nesta quarta-feira (07), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de São Paulo. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital e pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, reuniu representantes de mais de 60 prefeituras.

A InvestSP é referência no tema e atua na mobilização para implantação da tecnologia 5G em todo o Estado e, por isso, o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Thiago Camargo, foi um dos palestrantes do Fórum.

Em sua fala, o Diretor reforçou a importância dos municípios atualizarem a ‘leis das antenas’, que são municipais, e permite que as operadoras saibam em quais tipos de espaços os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G. “o aumento da conectividade tem se tornado fator decisivo para a atração de investimentos e para tornar os municípios ainda mais competitivos. Além de uma navegação mais rápida para o usuário de internet, o 5G representa inovação, automação, uso de inteligência artificial e diversos outros avanços que ajudarão a trazer mais empresas e gerar emprego e renda em São Paulo”, .

O Estado de São Paulo responde, sozinho, por 48% das 576 cidades brasileiras que encerraram 2023 com a ‘lei das antenas’ atualizada, procedimento fundamental para a chegada da internet 5G. 

No primeiro semestre de 2023, a SDE e a InvestSP lançaram o programa TecnoCidades e iniciaram uma mobilização com gestores locais de todas as regiões paulistas para levar informação e orientar prefeituras e câmaras municipais no processo de atualização das leis. Com isso, 155 cidades no Estado (24% do total) ou já contam com 5G ou estão em processo de instalação e licenciamento das antenas.