31/10/16 15h46

Fórmula natural para cabelos cruza fronteiras

Valor Econômico

A fórmula que promete cabelos lisos sem o uso de formol - guardada a sete chaves - é a base do sucesso da marca brasileira Acqua Coco, que em seu segundo ano de existência já exporta para seis países da Europa, tem 80 distribuidores no Brasil e prevê faturar neste ano R$ 6 milhões. A empresa está em processo de expansão para produzir, até dezembro, cerca de 80 toneladas mensais de itens voltados ao alisamento e aos cuidados com os cabelos.

A Acqua Coco recebeu em junho um aporte de R$ 5 milhões da holding de participações MovUp, que investe em startups digitais brasileiras. O investimento será direcionado à reestruturação da marca (que pretende reforçar seu posicionamento como produtora de cosméticos não danosos à saúde), à ampliação e automação da fábrica em São José dos Campos, interior de São Paulo, à diversificação dos canais de venda e à entrada de três novos países entre os seus clientes: Chile, Angola e Marrocos. "Identificamos grandes produtos que precisavam de uma gestão completa, que contavam com mercados no exterior que estavam em uma lista de espera para comprá-los", explica Ivo Machado sócio-investidor da MovUp, sobre a parceria.

A AcquaCoco surgiu a partir das buscas da visagista Ana Nascimento por maneiras de cuidar de seus próprios fios. A empresária começou sua carreira como cabeleireira na cidade de Areia, no interior da Paraíba. "Minha família mantinha meus cachos presos quando criança por que não sabia como cuidar deles, mas nunca gostei disso", conta. "Aos poucos, minha técnica se popularizou e cheguei a ganhar com o salão mais do que os médicos da cidade", afirma.

Em 2009, Ana se mudou para São Paulo, decidida a se especializar na área cosméticos. O trabalho em grandes empresas do setor revelou que tinha habilidade para vendas. Ao mesmo tempo, a empresária persistia na busca por uma fórmula própria no pequeno laboratório emprestado por um amigo. "Já tive problemas de saúde por causa do formol.

Minha procura sempre foi por um tratamento que, sem esse composto químico, pudesse alisar, harmonizar ou evidenciar os cachos", conta Ana.

Em março de 2015, a empreendedora começou a comercializar de forma artesanal os produtos resultantes de suas pesquisas, todos então ainda feitos em laboratório caseiro. O reconhecimento foi rápido: um grupo de pequenos empresários comprou participações na empresa, o que possibilitou iniciar as exportações dos produtos e as vendas no mercado interno. Naquele ano o faturamento da empresa foi de R$ 2,5 milhões.

A Acqua Coco ainda não vende para o varejo. Um kit Detox Alisamento para salão custa cerca de R$ 500 e é suficiente para fazer, em média, 20 aplicações.

Com a reestruturação, Ana passou a chefiar o setor de pesquisa e desenvolvimento e a equipe foi ampliada. Atualmente, as exportações são responsáveis por 60% do faturamento. "Estamos fortalecendo a marca para convencer as brasileiras que um produto sem formol também pode ser efetivo para alisamentos, além de muito mais saudável", afirma Stéfane Torres, atual CEO da Acqua Coco.