16/10/06 10h26

Expresso Tiradentes inicia testes operacionais

Gazeta Mercantil - 16/10/2006

Os primeiros 8 quilômetros do trajeto deverão estar em operação em janeiro de 2007. Aguardado há quase dez anos para fazer a interligação do centro com a zona leste de São Paulo, o Expresso Tiradentes, corredor de transporte público conhecido na década de 90 como fura-fila, começa a se tornar realidade: na segunda-feira tiveram início os testes operacionais da primeira fase do sistema, que liga a Estação Mercado, no Parque Dom Pedro II, ao Terminal Sacomã, na Zona Sul. Depois de pronto, o corredor terá cerca de 32 quilômetros de extensão e a previsão é que seja reduzido pela metade o tempo de viagem entre Cidade Tiradentes e a região central, com o trajeto sendo percorrido em uma hora e dez minutos. Serão beneficiados mais de 1,5 milhão de pessoas. Desde que foi iniciado, o projeto sofreu muitos percalços e teve de ser remodelado pela Secretaria Municipal de Transportes. O percurso passou de 8 para 32 quilômetros, devendo receber tratamento urbanístico e paisagístico, com o plantio de árvores e construção de calçadas modernas e canteiros. Nestes primeiros 8 quilômetros foram desembolsados, em valores atualizados, cerca de US$ 277 milhões. Quando as obras forem concluídas terão sido investidos mais US$ 208 milhões, distribuídos entre prefeitura, estado e União. Esta primeira fase, que deverá estar pronta em janeiro de 2007, compreende 8 quilômetros dos dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes, da Estação Terminal Mercado até o Terminal Sacomã - 5 quilômetros de via elevada e 3 no nível do Rio Tamanduateí.