03/05/22 12h05

Exportações da região de Araçatuba continuam fortes

Folha da Região

As empresas da Região Administrativa de Araçatuba exportaram, no ano passado, US$ 1.098 bilhões de dólares, crescimento de 8% em comparação ao ano de 2020. Esta foi uma excelente notícia publicada na edição deste domingo da Folha da Região.

Uma notícia que destaca o quanto a região está forte e se recuperando bem do momento mais agudo da pandemia da Covid-19. A pesquisa evidencia que as exportações tiveram robusto crescimento nos dois anos da pandemia, consolidando expansão de 143% em relação ao ano de 2019. Destaca-se também o aumento nos últimos 10 anos, tendo em vista que em 2012, a região consolidou exportações de US$ 521 milhões.

Estes bons ventos têm colocado nossas cidades em sintonia com o restante do País. O Índice de Atividade Econômica (IBCBr), divulgado ontem, pelo Banco Central, por exemplo, indica que a economia brasileira cresceu 0,34% em fevereiro, na comparação dessazonalizada com janeiro. No acumulado de 12 meses, a atividade econômica registra alta de 4,82%. O índice de 12 meses é mais estável que os indicadores mensais, que são alvo de frequentes revisões.

É uma percepção que se reflete na confiança dos empresários. A própria Folha da Região que os próprios lojistas da cidade estão projetando dias melhores para o segundo semestre. O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 2,7 pontos na passagem de março para abril deste ano. É a segunda alta consecutiva do indicador que atingiu 94,5 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos. Foi o maior patamar desde novembro do ano passado (96,4 pontos).

“Para a região e o Estado continuarem caminhando bem, é preciso investir no apoio aos pequenos empresários e cuidados com a pandemia”

O ICE consolida os índices de confiança dos empresários dos quatro segmentos econômicos pesquisados pela FGV: indústria, serviços, construção e comércio. O Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no presente, subiu 3,6 pontos e chegou a 95,7 pontos.

Já o Índice de Expectativas, que mede a percepção do empresariado em relação aos próximos meses, subiu 2 pontos e atingiu 94,4 pontos. E quando há confiança e esperança, o investimento acontece. Dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) mostram a abertura, em média, de dez novos bares e restaurantes por dia no estado.

Entre agosto de 2021 e março de 2022, São Paulo registrou um saldo de 2.573 novos bares e restaurantes, uma média de 10,7 estabelecimentos criados no setor por dia. Segundo o governo do estado, a vacinação contra a covid-19 e o controle da pandemia em São Paulo reforçaram as condições positivas para a retomada econômica no setor de comércio e serviços. Agora, para a região e o Estado continuarem caminhando bem, é preciso investir em fomento e apoio ao pequenos empresários e manutenção de cuidados para que a pandemia não retorne com força.

Fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2022/05/03/a-regiao-continua-forte/