09/05/17 14h29

Ex-concorrentes se juntam e faturam R$ 120 milhões com empresa de adesivos

A Tekbond foi fundada em 2002 por Hanie Issa e Eduardo Albuquerque

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Um encontro inusitado entre dois vendedores foi responsável pelo nascimento da Tekbond. Hanie Issa e Eduardo Albuquerque eram concorrentes no mercado de produtos adesivos. Os dois acabaram se encontrando no saguão de um potencial cliente. Deste encontro surgiu uma amizade que virou ideia de negócio e, depois, uma realidade.

A Tekbond foi fundada por Issa e Albuquerque em 2002. A empresa trabalha com o mesmo tipo de produto que eles ofereciam como vendedores: adesivos.

A dupla aproveitou o know-how adquirido em anos trabalhando com esse produto para criar o negócio. O investimento inicial para começar a atuar foi de R$ 60 mil. O nome Tekbond significa “tecnologia em adesão”.

Issa, de 43 anos, diz que um dos motivos para o crescimento da Tekbond foi a segmentação dos seus produtos. “Oferecemos produtos para oito setores: automotivo, industrial, construção civil, consumo, home center, artesanato, moveleiro e calçados. Quando um desses mercados para, temos outros para cobrir”, diz.

Atualmente, a empresa trabalha com 60% de produtos importados. O restante é produzido internamente na fábrica de Embu das Artes, interior de São Paulo, que conta com 180 funcionários. A Tekbond está presente em 135 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil. O principal segmento de atuação é o de construção civil, responsável por 42% do faturamento.

Em 2016, a Tekbond alcançou os R$ 120 milhões de faturamento. A expectativa para 2017 é chegar nos R$ 200 milhões. “A gente vem crescendo em um ritmo forte desde 2009, sempre em dois dígitos”, disse Hanie Issa.

Parte do crescimento recente se dá pela entrada do fundo de investimentos Graycliff Partners, em 2013. “O fundo apenas agregou valor à empresa. Nos ajudaram a ter uma gestão mais profissional no negócio. Outro fator foi a injeção de caixa para que pudéssemos expandir”, afirmou o CEO.