25/03/24 15h36

Evento no campus da USP em São Paulo explica linhas de financiamento para startups

No dia 4 de abril, órgãos de fomento como Finep e Fapesp estarão presentes no auditório do Inova USP para apresentar formatos e oportunidades para obtenção de incentivos financeiros

Jornal da USP

No dia 4 de abril, um encontro no campus da USP, no bairro do Butantã, pretende ampliar o conhecimento sobre linhas de financiamento para startups por órgãos de fomento. A ideia é promover o progresso científico e tecnológico por meio de incentivos financeiros, explorar oportunidades e os formatos de financiamento para a inovação e empreendedorismo.

O encontro, que tem apoio da Agência USP de Inovação (Auspin), conta com a participação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública que financia a inovação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do País. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link, onde estão mais informações. 

Além das palestras com as agências financiadoras, haverá a inauguração da Unidade 2 da Incubadora USP/Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), que tem como objetivo criar e operacionalizar um ambiente catalisador de inovação, de referência internacional, para colaboração entre instituições públicas, privadas e academia, a fim de desenvolver novos empreendimentos intensivos em conhecimento e tecnologias em ciências da vida. Durante o primeiro semestre de 2022, 29 instituições públicas e privadas trabalharam na cocriação estratégica, jurídica e de governança deste ambiente.

Conheça as agências 

Finep é uma agência pública que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado. Promove o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Tem como objetivo levar seus programas de financiamentos de startups para empresas brasileiras inovadoras. As condições de financiamento estão ligadas às taxas, prazos de carência e total e porcentuais de financiamento. A Finep opera seus programas e produtos por meio de apoio financeiro reembolsável e não reembolsável (que não precisa ser devolvido) e de investimento.

A Fapesp é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do País. Com autonomia garantida por lei, está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Tem como objetivo levar seus programas de financiamentos de startups na pesquisa para inovação. Conta com um conjunto de programas de pesquisa voltados à colaboração entre empresas e universidades ou institutos de pesquisa e ao estímulo do desenvolvimento da inovação tecnológica no Estado de São Paulo. Entre eles, Centro de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA); Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) e o Programa Apoio à Propriedade Intelectual (Papi) e Auxílios à Pesquisa e Bolsas a eles vinculados.

Programação 

  • 10h30 – Credenciamento
  • 11h – Apresentação e Inauguração da Área II – Incubadora USP / Ipen
    Local:  Av. Prof. Ernesto de Moraes Leme, 400, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
  • Almoço livre
  • 13h30 – Credenciamento
  • 14h –  Finep Day
    Apresentação da Fapesp
    Coffee + Networking

Local: Auditório Inova USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo)

Mais informações na página do evento.

 

Fonte: https://jornal.usp.br/universidade/evento-no-campus-da-usp-em-sao-paulo-explica-linhas-de-financiamento-para-startups/