29/07/22 13h26

Estância Turística de Paraibuna retoma roteiro Chão Caipira

Projeto de turismo é uma iniciativa do Instituto H&H Fauser, a partir da ideia de dois participantes do Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS)

O Vale

A Covid-19 afastou os turistas e fez com que roteiros e pacotes de viagem fossem cancelados, cenário que vem sendo revertido desde que os números da pandemia foram reduzidos com a vacinação, com o relativo retorno à normalidade. 

Assim como os demais destinos do Vale do Paraíba, a estância turística de Paraibuna vem retomando a atividade, voltando a oferecer desde o mês de junho - durante o aniversário da cidade - o roteiro “Chão Caipira”, projeto de turismo sustentável desenvolvido pelo Instituto H&H Fauser, organização da sociedade civil (Oscip) sediada na cidade. 

Desde que se iniciou, há cerca de dez anos, o projeto, que inclui também a Rota do Sabor, com foco na gastronomia tradicional já atendeu mais de seis mil turistas, dentre adultos e grupos de crianças de escolas de várias localidades. 

A ideia dos roteiros surgiu por iniciativa de três jovens e de orientadora do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), projeto que o Instituto Fauser desenvolveu na cidade de 2009 a 2014, com oficinas de capacitação para o mercado de trabalho voltado ao meio ambiente e à sustentabilidade, para jovens entre 15 e 21 anos de idade.  

As primeiras experiências foram realizadas com crianças da rede municipal, levadas a conhecer os atrativos da cidade. Posteriormente, uma parceria com o SESC São Paulo, que permanece até os dias de hoje, dentro do seu programa de Turismo Social, permitiu que a proposta se viabilizasse com grupos formados a partir de suas diversas unidades no Estado de São Paulo. Os roteiros, no entanto, são abertos a qualquer grupo de turistas que desejarem conhecer melhor a cidade, sua cultura e seus atrativos, devendo ser agendados com antecedência. 

ROTEIRO 

Os grupos em geral são recebidos pela manhã com um café caipira ou podem iniciar diretamente o city tour, sendo conduzidos por monitores a diversos pontos da cidade como a antiga Bica D’Água – local onde antigamente os tropeiros davam água aos cavalos - os Largos da Matriz e do Rosário, casarões e o mercado municipal, onde encontram produtos locais e recebem informações sobre a história e a cultura da cidade e da sua gente. Um dos atrativos do antigo mercado é o “pastel do Manezinho”, uma iguaria que é singular à cidade, preparada há várias gerações pela mesma família, com receita original de mais de 150 anos. 

A segunda parte do roteiro é desenvolvida na zona rural, num trajeto que começa com um almoço numa propriedade do tradicional Vale da Fartura, tendo no cardápio receitas típicas da gastronomia caipira como o fogado, que pode ser acompanhado de um refrescante suco de cambuci ou de alguma outra fruta nativa da Mata Atlântica.  

Depois o grupo é recebido no Sítio do Jotinha, onde são convidados a experimentar a garapa (caldo) de cana e a conhecer a feitura do melado e de outros produtos derivados da cana de açúcar como a rapadura, o açúcar mascavo e a cachaça. No final do dia, um café caipira repleto de sabores locais, ao som de moda de viola, encerra o roteiro. 

fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/cidades/estancia-turistica-de-paraibuna-retoma-roteiro-ch-o-caipira-1.222978