23/02/22 13h41

Estado vai investir R$ 4 milhões em obras da estrutura do Valo Grande, em Iguape

A medida, que faz parte do programa Vale do Futuro, irá beneficiar diretamente os pescadores artesanais, produtores rurais e motoristas

Portal da Cidade

O Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vai investir R$ 3,8 milhões na modernização dos projetos civis, eletromecânicos e das instalações da estrutura da barragem do Valo Grande, no município de Iguape.

“As obras contribuirão para evitar a erosão das margens e o assoreamento no local. Pescadores artesanais e produtores rurais serão diretamente beneficiados, bem como motoristas que trafegam na rodovia SP-222 – atualmente ocorrem interrupções no trânsito quando há chuvas fortes”. Explica o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. A medida auxiliará também o turismo na região de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida. 

Demanda histórica da região, a barragem contará com 18 comportas e permitirá ao DAEE fazer o controle de cheias do rio Ribeira, além de resgatar as condições ambientais do complexo lagunar do Mar Pequeno - canal entre o continente e a Ilha Comprida -, importante área de reprodução de espécies nobres de peixes e crustáceos. 

Histórico 

O início da construção do Canal do Valo Grande remonta ao século XIX, em 1827. O objetivo era melhorar a navegação do continente até o Porto Ribeira e, assim, facilitar o escoamento de produtos agrícolas. A abertura da passagem, no entanto, alterou a dinâmica natural do complexo estuarino-lagunar destes municípios do Vale do Ribeira, comprometendo as condições naturais de salinidade das águas, a presença de algumas espécies de peixes e, consequentemente, a pesca artesanal. 

A atual Barragem do Valo Grande foi executada em 1992 sem a instalação do sistema eletromecânico de comportas. O empreendimento substituiu uma antiga barreira construída de rachões (pedras de grandes dimensões), em 1978. Em 1990 foram iniciadas as obras civis de implantação das estruturas de concreto destinadas a abrigar as comportas e vertedores. Dois anos depois, a edificação hoje existente no local foi concluída. 

Vale do Futuro 

Esta ação é mais uma iniciativa do programa Vale do Futuro, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, composto por 22 municípios que tem como objetivo transformar a região mais vulnerável do Estado em um novo polo de desenvolvimento econômico e social, baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica. O programa, lançado em outubro de 2019, em parceria com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil, implementa projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.  

fonte: https://registro.portaldacidade.com/noticias/economia/estado-vai-investir-r-4-milhoes-em-obras-da-estrutura-do-valo-grande-em-iguape-1611