12/05/17 14h09

Empresa brasileira inventa tinta que cola mosquitos para proteger plantação

Especializada em combate de pragas urbanas e agrícolas, a Colly exporta para Chile e Peru

Revista PE&GN

Um dos maiores temores de quem possui um negócio na área da agricultura é de que uma praga contamine a plantação. Quando isso acontece, uma safra de frutas pode, por exemplo, ser toda contaminada e inviabilizada para o consumo humano. Mas uma empresa familiar de Capivari, no interior de São Paulo, inventou um produto para solucionar o problema.

A Colly desenvolveu uma tinta de cor amarela, atóxica, que gruda todo tipo de mosquito, inseto que é o principal vetor das pragas agrícolas. Chamada de Yellow Glue, a tinta, quando é aplicada na parede que fica no entorno de uma plantação, vira um adesivo, atrai o mosquito e o deixa preso, impedindo sua ida às frutas.

“O segredo do produto está no tom correto da cor amarela, que é excitante para o mosquito”, diz Alexandre Rodrigues de Andrade, 39 anos, engenheiro agrônomo e cofundador da empresa. Alexandre é um dos participantes da Missão Empresarial Paraguai-Bolívia da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Junto com outras 50 pequenas e médias empresas, ele integra o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e faz negócios para exportar produtos e serviços para os dois países. “Tenho interesse no Paraguai por conta de sua grande demanda de produtos de controle de pragas”, diz.

Empresa familiar Alexandre criou a empresa ao lado do pai, o químico Ademir de Andrade, há 17 anos, na cozinha de casa. “Ele estava desempregado e com dificuldades para encontrar um novo trabalho. Então, baseado na ideia de um conhecido, meu pai pegou umas panelas, misturou alguns produtos químicos e criou uma cola para uma armadilha de ratos. A ideia vingou e virou negócio”, diz. Para dar conta da demanda, a Colly tem uma fábrica em Mombuca, no interior de SP, com 22 funcionários. Com o sucesso do produto, a empresa cresceu e hoje tem cinco linhas para controle de praga (entre elas, uma cola que meleca os pés das pombas e as afastam de residências), além de um produto que seca o xixi do cachorro.