Empreendedores mostram o potencial de desenvolvimento socioeconômico do Vale
O projeto Pepitas do Ribeira está entrevistando negócios rentáveis de 11 municípios, para mostrar a força do empreendedorismo na região
Portal da CidadeO paulistano Pedro Paulo Delgado, proprietário da Queijaria Fazenda Santa Helena, de Sete Barras, conta que veio parar no Vale do Ribeira “por acaso”, assim como relatam muitos moradores e empresários que escolheram a região para se estabelecer e empreender. Mal sabia ele que o Vale se tornaria seu lugar preferido no mundo. Pepa, como é conhecido o empresário, é um dos produtores de queijos artesanais de leite de búfalas da região – um dos negócios criativos de excelência que serão retratados no projeto “Pepitas do Ribeira”, uma série de curtas-metragens de produção da Garimpo de Soluções, viabilizada pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Direto, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Quando Pepa adquiriu a propriedade onde hoje é a queijaria, apostou no cultivo de banana, então no da pupunha, até chegar à criação de búfalos, época em que ingressou no ramo de laticínios. Mas não um laticínio qualquer! Mergulhando na alma do Vale do Ribeira, Pepa desenvolveu queijos autorais, únicos e mundialmente premiados. Atualmente, ele a família são referência na produção artesanal de queijo fresco e pioneiros na maturação de queijos de leite de búfalas na região. Pedro Paulo acredita no potencial de crescimento regional. “O Vale do Ribeira é um local cheio de oportunidades, cultura e esperança. Só que a gente ainda tem que se descobrir e deixar que o Brasil descubra a gente!”, comenta o empresário.
Um dos objetivos do “Pepitas do Ribeira”, ao mostrar o naipe dos empreendedores criativos do Vale do Ribeira, é fortalecer a autoestima e o vínculo de pertencimento dos cidadãos com seu território. De acordo com o jovem mestre queijeiro João Pedro Delgado, que empreende junto com o pai na Queijaria Santa Helena, uma das formas de valorizar a região é a de desenvolver queijos que fazem jus à história e às singularidades da região – “Vale do Ribeira” e “Pai do Mato” são dois produtos já conhecidos –, desvendando histórias do Vale para as novas gerações. “Queremos trazer histórias para os nossos produtos. Tudo tem uma história e cada uma agrega um valor, seja patrimonial ou sentimental. Acredito que é uma forma de despertar a curiosidade nas gerações mais jovens”, relata.
De acordo com dados divulgados no início de 2022 pelo SEBRAE-SP, o Vale do Ribeira registrou um aumento de 28,8% no número de aberturas de empresas, entre 2019 e 2021. No total, a região possui mais de 33,8 mil empresas. Por meio do “Pepitas do Ribeira”, o intuito é o de explicitar a importância do empreendedorismo cultural e criativo como gerador de valor agregado a produtos e serviços e eixo de desenvolvimento territorial. “Queremos contribuir para difundir empreendimentos que, unindo a criatividade das pessoas às singularidades do Vale do Ribeira, têm enorme potencial par inspirar novos empreendedores criativos a apostar nas oportunidades, na diversidade e no futuro da região”, explica o diretor da Garimpo de Soluções, Alejandro Castañé.
Pepitas são raras e valiosas
Mais raro que pepitas é o povo do Vale do Ribeira, valente, acolhedor e cheio de histórias para contar. Partindo dessa premissa, nasce o projeto Pepitas do Ribeira, iniciativa da empresa Garimpo de Soluções - consultoria de atuação global especializada em economia criativa e desenvolvimento territorial –, em parceria com a produtora Coop Audiovisual, a Roca Produções Culturais, a Agência Criativos e apoio do Sebrae SP.
Serão 15 pílulas audiovisuais, sendo uma delas de apresentação da curadoria e as demais 14 revelando empreendimentos da região. Como forma de valorização e incentivo para gerações futuras, cada pílula será apresentada por um jovem estudante do ensino médio do Vale do Ribeira – em parceria com o Programa Prospera Jovem, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo. Nessa fase inicial do projeto, a equipe já iniciou as gravações com os empreendedores e com os jovens estudantes. Desde janeiro, já são aproximadamente 3 mil quilômetros rodados e quase 20 horas de filmagens pela região.
Os vídeos finais serão lançados em eventos de exibição aberta, ainda no primeiro semestre de 2022, em Iguape, Registro e Apiaí, bem como disponibilizados para a plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado São Paulo e carregados no You Tube. Os vídeos serão legendados em português e terão audiodescrição, de modo a favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva ou visual.