04/04/24 15h03

Emplacamentos de veículos fecham trimestre com alta de quase 14%

Março teve crescimento em vendas diárias, na comparação com fevereiro e com o mesmo mês de 2023; mais de 80% querem comprar ou trocar de carro em 2024

Monitor Mercantil

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos, no primeiro trimestre de 2024, mostraram alta de 13,9% sobre o mesmo período de 2023. Em março, o setor como um todo registrou evolução de 12,4% sobre fevereiro e queda de 1,7% sobre março de 2023, lembrando que, neste ano, o feriado da Páscoa foi comemorado em março, o que fez com que o mês tivesse apenas 20 dias úteis, enquanto em 2023 foram 23 dias úteis.

“Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes neste início de ano, impulsionados, principalmente, pela melhora no ambiente de crédito. Ao analisarmos o volume, em dias úteis, notamos que a alta nas vendas diárias sobre março de 2023 foi superior a 13%. No trimestre, a evolução nas vendas diárias foi de quase 18%, o que demonstra o bom momento do setor automotivo”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Os automóveis e comerciais leves registraram seu maior volume mensal no ano, até o momento. “São segmentos bastante sensíveis ao desempenho do crédito. A melhora na oferta dos financiamentos tem garantido bons resultados em 2024, mesmo com menor número de dias úteis na comparação com 2023”, explica o presidente da Fenabrave.

Além disso, no ano, são cerca de 22 mil automóveis e comerciais leves híbridos emplacados. “Atualmente, há variedade de modelos disponíveis no mercado brasileiro e os híbridos seguem como uma boa alternativa de transição para a descarbonização do setor automotivo”, diz.

Já com relação aos automóveis e comerciais leves elétricos puros, por se tratar de um segmento em consolidação, a grande variação percentual se deve aos volumes ainda baixos dos segmentos, de acordo com Andreta Jr.

“No ano, são cerca de 14 mil unidades, enquanto o total de emplacamentos do setor já passou de 483 mil veículos em 2024.”

O segmento de caminhões já recuperou boa parte da defasagem em relação aos primeiros meses de 2023 – lembrando que os emplacamentos começaram 2024 com volume menor que no ano passado, em função da troca de tecnologia Euro 5 para Euro 6, que concentrou as compras de 2023 no primeiro trimestre do ano.

“Hoje, a diferença no acumulado caiu para 5,6%, o que demonstra a retomada do mercado”, afirma.

O ano deve ser positivo para os emplacamentos de ônibus, segundo o presidente da Fenabrave.

“Os governos, que são grandes compradores desse tipo de veículo, estão com licitações já realizadas para a renovação de frotas de ônibus. Assim, é provável que, ao longo do ano, o segmento aumente o volume e apresente resultados melhores, fazendo com que as projeções de emplacamentos sejam atingidas”, afirma.

Os implementos mantêm bom volume em 2024.

“A queda na comparação com março de 2023 está relacionada à diferença de dias úteis (20, em 2024, contra 23, em 2023), não significando mudança conjuntural do segmento, que deve encerrar o ano com resultados positivos”, diz o presidente da Fenabrave.

Os emplacamentos de motocicletas tiveram a maior alta acumulada de todo o setor, com crescimento de 21% entre janeiro e março de 2024 sobre o primeiro trimestre de 2023.

“O segmento vem sendo influenciado, positivamente, por uma série de fatores nos últimos anos, como o aumento dos serviços de entrega e a busca por um transporte individual econômico. Neste início de 2024, o crédito começou a dar sinais de melhora e colabora para essa alta expressiva”.

E com 734 unidades emplacadas no mês, as motocicletas elétricas acumulam 1.674 emplacamentos em 2024. “Trata-se de um nicho específico e ainda de baixo volume, com opções limitadas de modelos”, diz Andreta Jr.

Já pesquisa da Webmotors revela que 83% dos entrevistados têm a intenção de comprar ou trocar de carro em 2024. Desse total, 49% querem fazê-lo ainda no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Do total de pessoas que participaram do levantamento, 88% têm automóvel. Entre eles, 36% adquiriram o veículo há um ano, enquanto 15% efetuaram a compra há seis anos ou mais. Em relação ao perfil do carro atual, 31% dos que possuem um veículo têm um SUV, 27% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 25% de modelos de 2020 a 2023, e 24% proprietários de automóveis produzidos entre 2012 a 2015.

O estudo da Webmotors mostra também que 47% dos respondentes que têm um automóvel planejam trocar de veículo nos primeiros seis meses de 2024. As principais motivações para a substituição são: costume de trocar o veículo (44%); envelhecimento do carro atual (25%); necessidade de um veículo mais econômico (16%) e ter um modelo mais potente (15%).

De todos os entrevistados, 22% têm propensão de compra por um veículo zero quilômetro, enquanto 60% por usados e 18% ainda estão em dúvida. Sobre a forma de pagamento, 48% do total de respondentes pretendem realizar o financiamento parcial. Entre aqueles que possuem carro, 76% utilizariam o veículo atual como entrada.

Para a próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um SUV (42%), seguido por sedã (29%), hatch (17%), picape (9%) e perua (3%). Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (65%) optaria pelo flex.

O levantamento foi realizado com cerca de 3 mil respondentes.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/emplacamentos-de-veiculos-fecham-trimestre-com-alta-de-quase-14/