22/02/22 13h20

Embrapa prorroga prazo para seleção de empresas parceiras do laboratório vivo de inovação AgNest

Projeto conta com financiamento do MCTI para o aprimoramento da infraestrutura local, instalação de ferramentas de conectividade, sensores, máquinas e equipamentos

Governo Federal

Empresas da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e da indústria agropecuária têm até o dia 18 de março para participar do chamamento público para seleção de parceiros fundadores do AgNest, empreendimento que vai funcionar como um laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções digitais e sustentáveis para a agricultura. O edital é direcionado a empresas de grande porte que vão colaborar com a estruturação e implementação do novo ambiente de inovação e integrarão o conselho gestor. » Acesse o edital aqui. 

Localizado em Jaguariúna (SP), o AgNest terá o formato de uma fazenda operacional em menor escala para dar suporte a startups do agronegócio (agtechs e foodtechs) atuarem na criação, validação e demonstração de novas soluções. O empreendimento vai funcionar no modelo plug and play, em que as empresas parceiras e as startups, isoladas ou conjuntamente, podem acessar o ambiente de laboratório vivo para suas atividades. 

Serão estruturadas áreas experimentais com conectividade para realização de operações agropecuárias em cultivos diversos, espaços para desenvolvimento de protótipos de soluções tecnológicas e para capacitações e eventos. O objetivo, com a iniciativa, é impulsionar a geração de soluções baseadas, por exemplo, em internet das coisas, big data, inteligência artificial e automação, que busquem o aumento de eficiência e de produtividade dos sistemas de produção agropecuária, com sustentabilidade. 

A iniciativa é liderada pela Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Agricultura Digital, com o apoio da Secretaria de Inovação e Negócios da Empresa. O projeto recebeu financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos aplicados no aprimoramento da infraestrutura local para instalação de ferramentas de conectividade, sensores, máquinas e equipamentos. 

Processo de seleção 

Neste primeiro chamamento, serão selecionadas uma empresa do setor de tecnologia da informação e comunicação e três da indústria, das áreas de insumos, biotecnologia, máquinas e implementos, alimentos, agricultura de precisão e serviços agropecuários. As empresas vão contribuir com uma taxa anual para manutenção do empreendimento e poderão trazer startups associadas para utilizarem toda a estrutura do AgNest, além de promover eventos, como demonstrações e dias de campo. 

O modelo de governança é baseado em parceria público-privada, tendo a Embrapa como instituição âncora em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) dentro do conselho gestor, ao lado dos demais parceiros. As empresas selecionadas deverão atender aos requisitos de habilitação descritos no edital. Entre outros critérios de classificação, estão a atuação em inovação ou transformação digital para o agronegócio, a interação com startups e instituições de ciências, tecnologia e inovação e a adoção de políticas para melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Após a seleção dos parceiros fundadores, nas etapas seguintes haverá oportunidades também para parceiros de inovação, parceiros acadêmicos, agentes de inovação e agtechs. 

Laboratório vivo para agtechs 

O AgNest vai ocupar um campo experimental situado na Embrapa Meio Ambiente, com aproximadamente 60 hectares, metade deles destinados a atividades agrícolas. Utilizada tradicionalmente para a pesquisa, a área tem histórico de implantação de culturas perenes, semi-perenes, é apta para cultivos anuais de verão, como grãos e fibras, e também comporta a implantação de sistemas de irrigação, o que permite o cultivo de culturas de inverno, como trigo, cevada e aveia. A área vai dispor de diferentes tecnologias de conectividade, permitindo que uma variedade de soluções para agricultura digital sejam desenvolvidas no mesmo ambiente. O empreendimento está localizado a 10 minutos de Campinas (SP), considerado um importante polo de ciência, tecnologia e inovação, com a presença de universidades e institutos de pesquisa, e uma concentração considerável de empresas privadas, aceleradoras, incubadoras e investidores. Também está a apenas 1h30 de São Paulo, cidade com maior número de agtechs do Brasil. 

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site https://www.agnest-farm.cnptia.embrapa.br/www.agnest-farm.cnptia.embrapa.br ou em contato pelo e-mail [email protected]

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/02/embrapa-prorroga-prazo-para-selecao-de-empresas-parceiras-do-laboratorio-vivo-de-inovacao-agnest