31/10/17 12h56

Duratex decide retomar produção em Itapetininga

Valor Econômico

A Duratex planeja para o primeiro semestre de 2018 a retomada da produção de painéis de madeira MDF e MDP em Itapetininga (SP), suspensa desde dezembro de 2015. A empresa tem expectativa que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) esperado para o próximo ano se reverta em incremento na demanda por painéis.

Há intenção também de rearranjo de produção de painéis entre as diversas fábricas da divisão Madeira da Duratex, segundo o presidente da empresa, Antônio Joaquim de Oliveira. Os painéis da unidade de Itapetininga serão destinados ao mercado interno.

O mais provável é que a Duratex volte a fabricar, em março ou abril, os painéis em Itapetininga. A capacidade instalada de MDF, na unidade, é de 500 mil metros cúbicos por ano e de MDP, de 430 mil metros cúbicos anuais. A fábrica opera no modelo "flex", alternando a produção de MDF e MDP. Há quase um ano, a companhia voltou a produzir revestimentos em Itapetininga.

A Duratex deve exportar 300 mil metros cúbicos de painéis de madeira neste ano. Há melhora na demanda externa por painéis por parte dos Estados Unidos e do Irã.

Durante encontro com analistas e investidores, Oliveira afirmou que o retorno da divisão Madeira "preocupa bastante" a companhia. "É um segmento de capital intensivo, disse. Sem informar detalhes, o executivo afirmou que a Duratex estuda como melhorar a relação entre capital investido e retornos na divisão.

A capacidade ociosa do mercado de painéis de madeira ainda é um desafio, de acordo com o presidente da Duratex. "Cortamos bastante custos fixos e reduzimos pessoal. Mas precisamos ampliar a utilização da capacidade para ter redução mais significativa de custos fixos", disse.