05/02/24 12h52

Descarbonização: São Paulo terá frota de caminhões movidos à GNL

InvestSP

As empresas Scania, Virtu GNL e Eneva firmaram contrato para a produção de 180 caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito. O lançamento da parceria aconteceu ontem (01/02), na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, com a entrega do primeiro caminhão nesta categoria.

A iniciativa faz parte de um projeto de descarbonização do transporte terrestre no Brasil e, inicialmente, 30 veículos farão as primeiras operações do contrato. O contrato prevê, já em sua fase inicial, cerca de R$ 180 milhões em investimentos.

A estimativa das empresas é de que o novo mercado de transporte rodoviário de longa distância movido a GNL demande até 9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, garantindo uma redução de emissões de até 2 milhões de toneladas de gás carbônico por ano no Brasil.

O projeto se alinha a pauta da transição energética, com foco na descarbonização da matriz de transportes, em especial no transporte por caminhões de carga. A pauta é uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo e, por isso, a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem apoiado essa parceria. Os caminhões serão fabricados na unidade da Scania no Estado e irá gerar dezenas de empregos.

Para o presidente da InvestSP, Rui Gomes, que esteve no lançamento: “a iniciativa materializa os esforços da Agência em promover investimentos com um olhar para o futuro e isso implica em redução da pegada de carbono e novas fontes de energia limpa”.

Já para Marília Garcez, diretora de Estratégia e Inteligência da InvestSP, a iniciativa “é resultado de um ano de ações, estudos e parcerias com as empresas para garantir recursos e segurança jurídica para a fabricação dos veículos no Estado de São Paulo”.