28/03/24 14h50

DER acelera conclusão do novo trevo de acesso a Olímpia

Dispositivo impulsiona importante e movimentada região turística. Com investimento de R$ 36,3 milhões, obra do DER inclui viaduto e alças viárias

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Um dos polos mais importantes e movimentados no interior do estado está ganhando um acesso novo. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), está investindo R$ 36,3 milhões na construção de um novo trevo de acesso ao município de Olímpia, na região norte do estado. O dispositivo em desnível, localizado no km 137,8 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425), inclui um viaduto para passagem de veículos leves e pesados.

A cidade é ponto de destino de visitantes de várias regiões por abrigar o parque aquático Thermas dos Laranjais e vários resorts associados ao empreendimento. Além da população local de 55 mil pessoas, a medida atende também moradores de Barretos e Ribeirão Preto, além de impulsionar um fluxo turístico que em 2023 registrou ocupação hoteleira de 4,8 milhões de visitantes. O setor de serviços responde por 67% da economia local.

As obras ocorrem no trecho entre os quilômetros 137 e 138,6 e, quando concluídas, permitirão o acesso direto à avenida Benatti, recém-construída, e também à Rodovia Wilquen Manoel Neves (SPA 137/425), ampliando a segurança viária com maior fluidez no tráfego.

Com 70% da execução concluída e cerca de 130 postos de trabalho gerados, entre diretos e indiretos, já foram realizados serviços de terraplenagem e construídas estruturas de contenção de encostas (contenção geotécnica).

No momento, estão em andamento serviços de drenagem, pavimentação e sinalização, além da construção do viaduto de 40 metros de extensão e 14 de largura, uma estrutura de 555 metros cúbicos de concreto e mais 58 toneladas de aço. O prazo de entrega está previsto em julho.

 

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2024/03/der-acelera-conclusao-do-novo-trevo-de-acesso-a-olimpia/