10/11/16 14h17

Consecti e Coreia do Sul firmam acordo para intensificar cooperação científica

PROTEC

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e a Embaixada da Coreia do Sul assinaram, nesta terça-feira (8), um acordo de cooperação para intensificar a agenda bilateral de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Dentre os principais estão a transferência de informações e conhecimentos sobre as oportunidades de ações, estudos, projetos e programas, além da difusão entre os dois sistemas universitários, com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas de formação universitária de graduação e pós-graduação para a promoção do intercâmbio estudantil.

O acordo foi assinado pela presidente do Consecti, Francilene Garcia, e pelo embaixador da Coreia do Sul, Jeong-qwan Lee, durante a cerimônia de abertura do Fórum da RNP 2016. O diplomata coreano destacou que tanto Brasil quanto a Coreia do Sul reúnem capacidades técnicas, experiências e conhecimentos para promover parcerias e joint-ventures entre entidades públicas e privadas coreanas e brasileiras.

“Temos o desejo de compartilhar a experiência que tivemos em obter rápido desenvolvimento da área de Ciência e Tecnologia, bem como compartilhar informações sobre o modelo de economia criativa que está sendo atualmente implementada na Coreia. De outro lado, temos também a intenção de ampliar o intercâmbio de recursos humanos desse setor”, afirmou.

Para a presidente do Consecti, a Cooperação é um instrumento de "interesse estratégico para a consolidação dos Sistemas Estaduais Brasileiro de Ciência e Tecnologia e para a difusão do modelo sistêmico para demais províncias coreanas".