28/03/14 15h20

Companhia aérea chilena chega ao Brasil

Sky Airline inicia, no dia 30, rotas saindo de São Paulo e Porto Alegre para Santiago e promete tarifas flexíveis

Brasil Econômico

A Sky Airline, companhia aérea chilena, inicia operações no Brasil no dia 30 de março. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até o momento há apenas o registro da Sky Airline para operar no país,nas rotas Santiago - São Paulo (Guarulhos) e Santiago - Porto Alegre. Por enquanto, novas rotas não foram solicitadas pela empresa. O valor da tarifa ficará a partir de US$ 298, ida e volta, mais taxas.

O plano de expansão da companhia visa oferecer voos diretos com horários flexíveis para atrair turistas que viajam a lazer e também aqueles que utilizam o transporte aéreo para negócios. Segundo Jürgen Paulmann, CEO da Sky Airline, a escolha por São Paulo para marcar o início das operações no Brasil foi motivada pelo grande potencial de consumo do mercado local.

"São Paulo é uma cidade de proporções continentais e com uma população de alto poder aquisitivo, sendo assim, enxergamos um grande mercado a ser explorado", diz.

De olho na grande demanda que será impulsionada pela Copa do Mundo, a companhia comprou mais um avião, modelo A319, para operar no mesmo trajeto a partir de junho. A estrutura de operação no Brasil envolve uma base no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com cerca de 15 funcionários. O serviço de bordo ficará a cargo da Sky Chefs, empresa de catering subsidiária da Lufthansa.

A vinda de mais companhias com ofertas de voos parece se fazer mais do que necessária no período da Copa. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa realizada pela unidade de Inteligência de Viagens da Amadeus, empresa que atua na área tecnológica do mercado global de viagens e turismo. Segundo o levantamento, as companhias aéreas não estão aumentando suas capacidades de assentos para os meses de junho e julho de 2014 , quando acontece o mundial de futebol, apesar do enorme aumento na Europa de buscas por viagens ao Brasil. Rio de Janeiro, destaca a pesquisa, é a cidade mais pesquisada pelos interessados em vir ao Brasil assistir a Copa, com 49% de todas as buscas realizadas por viajantes europeus. Na Europa, a capital fluminense tem entre os destinos mais buscados as rotas Londres-Rio; Paris-Rio; Frankfurt-Rio e Moscou-Rio.

A análise dos dados referente à programação das companhias aéreas feita pela Amadeus mostra que o nível elevado de procura não se iguala ao aumento da capacidade de assentos das companhias nos voos para o Brasil: companhias aéreas operando rotas entre a Europa e o Brasil aumentaram o número total de assentos disponíveis nos voos em 7% em Junho e 5% em Julho, em comparação ao mesmo período no ano passado.

O sorteio da fase final das seleções ajudou a intensificar as buscas. Dados das viagens ao Brasil em junho e julho de 2013 registraram pico em 6 de dezembro de 2013 - dia do último sorteio do torneio - e mostram que as buscas mantiveram-se relativamente fortes pelos dois meses subsequentes. Isso coincide com a segunda fase de vendas de ingressos da Copa. Além disso, o interesse de busca dos viajantes após o sorteio final de janeiro foi maior na Alemanha, Espanha e Itália, quando comparado à Inglaterra e França.