15/01/24 15h36

Com investimento de quase R$ 1 bilhão, duas novas represas ajudarão a garantir o abastecimento de água na região de Campinas

Empresas interessadas em realizar as obras devem apresentar propostas até a próxima semana

InvestSP

A construção de duas novas represas, as barragens de Pedreira e Duas Pontes, ajudará a garantir o abastecimento de água para 5,5 milhões de habitantes de 28 cidades da região de Campinas. Além de regular a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia, elas contarão com reservatórios capazes de armazenar até 85 bilhões de litros. O investimento previsto é de quase R$ 1 bilhão, valor que poderá ser revisto durante o processo de licitação.

O prazo para que empresas nacionais e internacionais interessadas na realização das obras envie propostas termina em 22 de janeiro, para a barragem de Pedreira, e 23 de janeiro, para a de Duas Pontes. Em ambos os casos, a abertura dos envelopes acontecerá no dia seguinte ao encerramento do prazo.

O processo é coordenado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria de Meio, Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. O processo conta ainda com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que auxiliou na sondagem de mercado de possíveis investidores. A sondagem de mercado é um processo que visa a melhoria de projetos de parceria público-privada e levar aos possíveis investidores informações detalhadas do projeto. A InvestSP vem apoiando o Governo de São Paulo na sondagem de mercado de projetos da carteira do Programa de Parcerias e Investimento (PPI-SP). Os detalhes da licitação estão disponíveis no site do DAEE.

As obras chegaram a ser iniciadas no passado, mas o contrato anterior foi rescindido por conta de atrasos não justificados pelo consórcio que era o responsável. Com a nova licitação, a tendência é que os trabalhos sejam retomados ainda neste semestre e concluídos até 22 meses depois da assinatura do contrato.