08/03/24 10h24

Casa São Paulo, no SXSW, terá Rohit Bhargava, Edu Lyra e KondZilla como palestrantes

As discussões, divididas por macrotemas, acontecerão entre os dias 09 e 12 de março

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

A Casa São Paulo, espaço exclusivo do Governo do Estado no maior evento de tecnologia e inovação do mundo, o South By Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos, terá grandes nomes para enriquecer os diálogos. As conversas serão divididas em macrotemas, a cada dia de funcionamento da Casa – que estará aberta ao público do festival de 9 a 12 de março. São eles: Tecnologia e Inovação; Impacto Social, com o Favela Day; Economia Criativa, com foco no universo de jogos e audiovisual; e Artes e Festivais.

Para discutir as maiores tendências e movimentos da tecnologia, no dia 9 de março, destacam-se Rohit Bhargava, renomado autor e estrategista de negócios e fundador da Non-Obvious Company; e o Vice Presidente de Estratégia da Área de Service e Suporte da Embraer – Empresa Brasileira de Aviação –, Alexandre Avila. Além de representantes do Estado paulista, entre eles, Arthur Lima, chefe da Casa Civil, representando o Governador Tarcísio de Freitas; Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas; Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento.

No dia 10, acontece o Favela Day, para discutir a sinergia entre crescimento e transformação social. Entre os participantes estarão o Edu Lyra, empreendedor social brasileiro e fundador da Gerando Falcões; KondZilla, um dos maiores diretores e produtores brasileiros; e Virgínia Ribeiro, superintendente de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

O dia 11 estará focado em debater a economia criativa com Rodrigo Terra, co-fundador da ARVORE Immersive Experiences; German Heller, escritor, produtor, diretor, desenvolvedor de software e especialista em tecnologias emergentes como a realidade virtual (VR); Jamela, embaixador e professor no DiversiGames, iniciativa que promove o acesso à cultura gamer para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade; Lyara Oliveira Presidente da Spcine; Fernanda Garay Rodrigues e Fabiana "Fabi" Alvim de Oliveira ex-jogadoras brasileiras de vôlei profissional; e muitos outros.

A programação se encerra no dia 12, com foco em discutir artes e festivais. Alan Rochlin, diretor de Negócios e Gerente Geral na MAP Brasil; Christian Rôças, ex- CEO da Porta dos Fundos; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; e Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Além de representantes de marcas como Som Livre, YouTube, Warner Music, Toyota, entre outras.

Casa São Paulo

A Casa São Paulo ocupa um espaço privilegiado no SXSW, em frente ao hangar principal, com cerca de 1 mil m² e capacidade para receber pelo menos 5 mil pessoas, além das mais de 300 mil pessoas que participam do evento. A organização é feita pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e pela InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Gerando Falcões.