20/03/24 15h22

Carro voador: Eve terá voo de protótipo do carro voador e início da produção no Vale

Empresa vinculada à Embraer tem quase 3.000 encomendas do novo modelo aéreo

Folha da Região

A Eve Air Mobility, empresa ligada à Embraer que está desenvolvendo o ‘carro voador’, terá um “ano chave” em 2024 para o seu futuro. A avaliação é de Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.

Durante teleconferência sobre os resultados financeiros da Embraer, Gomes Neto disse que os próximos 12 meses serão “importantes para a Eve”.

Segundo ele, a empresa espera realizar o primeiro voo de teste de seu protótipo e planeja começar a preparar suas instalações para o início da produção, que será feita em uma área na unidade da Embraer em Taubaté.

“A Eve obteve várias conquistas significativas [em 2023], como a seleção de fornecedores importantes e o início da montagem do seu primeiro protótipo em escala real. Ela também realizou um teste bem sucedido de seu software gerenciamento de tráfico aéreo urbano no Reino Unido”, disse Gomes Neto.

Mercado global

O executivo disse que o “progresso feito até agora nos deixa ainda mais confiantes de que a Eve está no caminho certo para desenvolver as bases do mercado global de mobilidade aérea urbana”.

A empresa lidera atualmente o número de encomendas para o ‘carro voador’, cujo nome técnico é eVTOL (veículos elétricos de descolagem e pouso vertical). São quase 3.000 pedidos firmes para a nova aeronave, que deve entrar em operação comercial daqui a dois anos.

“Os voos de eVTOL se tornarão um meio de transporte estabelecido para comunidades em todo o mundo”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.

“A Eve espera que as primeiras entregas e a entrada em serviço ocorram já em 2026, e tem direcionado os desafios do espaço aéreo e de ATM [gerenciamento do tráfego aéreo urbano] para apoiar a introdução e o crescimento do mercado de uma forma harmonizada e segura”, completou.

Software

Nesta terça-feira (19), a Eve apresentou no Airspace World, em Genebra, o nome do seu software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano e forneceu atualizações sobre o desenvolvimento da solução.

Batizado de Vector, ele será uma solução de software agnóstica desenvolvida para endereçar os desafios atuais e futuros de gerenciamento do tráfego aéreo urbano para as operações de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).

Os serviços da solução focam nos operadores de frotas e de vertiportos e nos futuros prestadores de serviços para a AAM, incluindo os prestadores de serviços de navegação aérea. A empresa está avançando em direção a uma versão operacional do software para que os clientes possam experimentar e colaborar no avanço do mercado.

Segundo a Eve, o Vector permitirá que os eVTOLs sejam integrados a outras aeronaves que voam no espaço aéreo urbano de baixa altitude desde o primeiro dia de operação e fornecerá a automação necessária para permitir a escalabilidade do mercado de mobilidade aérea urbana.

Até o momento, a Eve tem 14 clientes para a solução, incluindo operadores de frotas, vertiportos e provedores de gerenciamento de tráfego e espaço aéreo.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2821882/vale-do-paraiba/2024/03/carro-voador-eve-tera-voo-de-prototipo-do-carro-voador-e-inicio-da-producao-no-vale