27/04/22 11h51

Capital Empreendedor inicia Ciclo 2022 nesta quarta-feira (27)

Evento de lançamento apresentou números expressivos do projeto, que busca unir startups a investidores

Sebrae

O Sebrae lançou, nesta terça-feira (26), em um evento on-line e gratuito, o ciclo 2022 do Capital Empreendedor, cujo objetivo é preparar startups para se aproximarem e negociarem com investidores de risco, a fim de criar um ambiente de negócios mais robusto para que essas empresas possam crescer de forma estruturada. A programação contou com uma apresentação geral do projeto, além da presença de uma startup que participou do programa em 2021 e um painel com investidores. 

Desde o seu começo, em 2018, a iniciativa já possibilitou o investimento de R$ 90 milhões em 125 empreendimentos, de 23 estados. Somente no ano passado, foram 32 negócios que receberam o aporte de R$ 22,4 milhões. A inscrições para o ciclo 2022 têm início nesta quarta-feira (27) e seguem até o dia 15 de maio. Podem participar as startups com CNPJ que já estejam faturando e que se encontrem nos estágios de operação. Os interessados podem acessar o link: https://www.capitalempreendedor2022.com.br/

Para 2022, a expectativa é selecionar 360 empresas inovadoras de todo o país. Outro destaque é a capacitação também de investidores anjo em quatro regiões brasileiras. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, reforçou o papel da instituição como promotora da inovação no Brasil. “Queremos melhorar esse ambiente de inovação e trazer segurança para esse time das startups que fazem uma grande diferença no nosso país”, frisou. 

O Capital Empreendedor é composto por cinco etapas: Processo de Seleção (16 a 27/05), Workshops, Oficina de Pitch, Mentorias e Circuito de Investimentos. A proposta é sensibilizar em torno de 2 mil empresas na fase inicial e, ao longo do processo, selecionar 360, refinando para 120 empresas e, para a fase final, 60. 

A etapa de Workshops de Empreendedores será realizada de junho a setembro, com seis módulos on-line ao vivo, com três horas de duração. Já a fase de Oficinas de Pitch, também no mesmo período, vai ajudar o participante a estruturar sua tese de investimento e um pitch atrativo. A programação prevê ainda cinco módulos on-line e ao vivo, com duas horas de duração cada. 

As Mentorias terão momentos individuais e coletivos, com a duração total de 50 horas, de julho a outubro. Por fim, no Circuito de Investimentos, é a hora da rodada com investidores, de forma presencial, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de dezembro. Três negócios serão premiados no encerramento do ciclo 2022. 

Divisor de águas 

A CEO da SYN Solução em Saúde, Ana Lemos, do Maranhão, contou um pouco de sua experiência como participante do ciclo 2021 do projeto. “O Capital Empreendedor foi um divisor de águas. No ano passado, estávamos no mesmo lugar em que vocês estão. Fazíamos muitas coisas intuitivamente, sem preparo. Nesse sentido, o Capital Empreendedor foi essencial para a reestruturação do modelo de negócio. A gente aprendeu sobre finanças, gestão de pessoas, LGPD, entre tantos outros assuntos”, relatou. 

A SYN é uma plataforma que nasceu com o propósito de democratizar o acesso da população às cirurgias particulares. Segundo Ana, ao fim do ciclo do ano passado, em 2021, a startup havia realizado 300 mil cirurgias. De lá para cá, após a participação no projeto, a empresa já soma mais de 2,6 milhões de cirurgias. 

Um aprendizado importante que ela absorveu da trajetória é que o empreendedor precisa estruturar sua tese de investimento. “Quanto eu quero de recursos, para que eu quero esse valor e quem eu quero buscar”, pontuou. 

O fundador e CEO do BR Angels, Orlando Cintra, é um dos investidores que participa do Capital Empreendedor. Ele reforçou o ponto de vista apresentado por Ana Lemos. “É importante saber qualificar o seu investimento. Fazer a pergunta: com quem que eu quero levantar meu capital? O que o BR Angels tem de melhor? É importante tentar entender qual o DNA daquele grupo e se você se encaixa naquele DNA”, reiterou. O BR Angels é um grupo de investimento anjo com mais de 200 CEOs e empreendedores, e investidor anjo em mais de 20 startups. 

Sobre o Sebrae 50+50 

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Criar o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país. 

fonte: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/capital-empreendedor-inicia-ciclo-2022-nesta-quarta-feira-27,d6376be6b5860810VgnVCM100000d701210aRCRD