20/03/24 15h16

Campinas recebe selo Cidades Árvores do Mundo 2023

Município foi uma das 34 do Brasil reconhecidos pelo trabalho de arborização urbana

Correio Popular

Campinas foi agraciada com o selo de reconhecimento do programa Cidades Árvores do Mundo (Tree Cities of The World) 2023, uma iniciativa conjunta da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), através da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), em uma cerimônia realizada na segunda-feira, 18 de março. O reconhecimento foi concedido em virtude do plantio de 13.373 árvores na cidade, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos ao longo do ano de 2023.

No decorrer do ano anterior, Campinas testemunhou o plantio de um total de 79.202 árvores. Esse número engloba não só os esforços da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, mas também os da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, assim como os da Mata de Santa Genebra. Em um período de três anos, a cidade viu mais de 380 mil novas árvores serem plantadas em seu território.

O programa Tree Cities of The World tem como objetivo incentivar o plantio de árvores e ações de reflorestamento globalmente, reconhecendo as melhores práticas nesse sentido. "Este é um certificado que coroa os esforços empreendidos para arborizar Campinas. No Brasil, apenas 34 cidades foram agraciadas com esse selo, e Campinas tem a honra de fazer parte desse seleto grupo", afirmou o Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. Ao todo, 22 países participaram do programa, com 200 cidades ao redor do mundo sendo reconhecidas.

O selo Tree Cities of The World é concedido com base em cinco critérios fundamentais: elaboração de uma declaração escrita que delegue a responsabilidade pelo cuidado das árvores a um departamento municipal; implementação de uma política oficial que guie a gestão das florestas e árvores urbanas; manutenção de um inventário ou avaliação atualizada dos recursos arbóreos locais, permitindo o estabelecimento de um plano eficaz a longo prazo para o plantio, cuidado e remoção de árvores; destinação de um orçamento anual específico para a implementação rotineira do plano de manejo arbóreo; realização de uma celebração anual em honra das árvores, visando conscientizar os residentes e reconhecer os cidadãos e funcionários envolvidos no programa de arborização da cidade.

Além de Campinas, outras cidades brasileiras que receberam o selo incluem Arapiraca, Barueri, Belo Horizonte, Campo Grande, Cianorte, Cordeirópolis, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarujá, Hortolândia, Itapipoca, Ivaiporã, João Pessoa, Juiz de Fora, Macapá, Marialva, Maringá, Mogi Mirim, Monte Alto, Niterói, Nova Friburgo, Paranaguá, Pindamonhangaba, Pinhais, Piracicaba, Recife, Rio Claro, Rio de Janeiro, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Três Lagoas.

Fonte: https://correio.rac.com.br/campinasermc/campinas-recebe-selo-cidades-arvores-do-mundo-2023-1.1490125