09/04/24 15h01

Aumento da média diária de vendas de veículos novos anima montadoras

Automotive Business

O mercado doméstico de veículos novos vem apresentando sinais de melhora, ainda que o crescimento nos volumes visto no primeiro trimestre tenha ocorrido sobre a base fraca que foi o mesmo período em 2023.

É bom lembrar que naquele período, além do histórico de vendas menores na comparação com os demais trimestres do ano por causa das férias e feriados, o mercado enfrentava problemas de crédito e as montadoras rascunhavam um plano de socorro.

No início deste ano, no entanto, o quadro no campo das vendas é melhor e a Anfavea, a associação que representa as fabricantes com operação no país, comemora o registro de alguns indicadores.

Um deles é a média diária de vendas. Em março, foram emplacados por dia no país cerca de 9,4 mil unidades, um resultado 8% maior do que a média de fevereiro e 8,5% maior do que a média de março do ano passado.

"A média diária de vendas é o principal termômetro das vendas de veículos no país, e os números que estamos observando indicam que as vendas aumentaram e há viés de crescimento", disse o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite.

Para a entidade, os números refletem um momento mais favorável ao crédito para pessoa física, um perfil de cliente que estaria voltando a realizar aquisições de veículos novos no varejo.

Os dados da B3 mostram que, de fato, houve um aumento na concessão de crédito no país, principalmente após as quedas promovidas pelo Copom na taxa básica de juros, a Selic.

Em janeiro, foram concedidos R$ 16,4bilhões em crédito para pessoas físicas no país para a aquisição de automóveis, comerciais leves e pesados.

No caso da Selic, no mesmo período, o juro para aquisição de veículos para pessoa física chegou a 26,07% ao ano, um valor inferior aos 29,05% de janeiro de 2023.

Financiamentos crescem nas vendas de veículos

Os dados da B3 também mostram que aumentou a participação dos financiamentos nas vendas de veículos novos neste ano. O balanço mais recente da instituição indicou que do total vendido até fevereiro, 55,3% foi financiado.

Patamar semelhante havia sido visto pela última vez no priemiro bimestre de 2019, antes da pandemia de covid-19.

A Anfavea revelou na segunda-feira, 8, que o perfil de crescimento da média diária de vendas observado em março segue também em abril. Na semana passada, encerrada na sexta-feira, 5, a média estava em 10,6 mil unidades/dia.

Por outro lado, é bom ressaltar que a participação das vendas diretas no total licenciado no país ainda representa importante pilar de sustentação, sobretudo nos segmento de automóveis e comerciais leves.

Em março, 46% das vendas realizadas no país foram feitas aos clientes pessoa jurídica, como frotistas. O patamar deverá ser mantido ao longo do ano, uma vez que as grandes locadoras vão renovar seus ativos ao longo de 2024.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/aumento-da-media-diaria-de-vendas-de-veiculos-novos-anima-montadoras/