24/03/22 12h11

Amendoim: região terá aumento na produção

Diário de Tupã

A colheita do amendoim tem uma grande importância para a indústria de alimentos, além de ser produzido em grande escala na região de Tupã e de ser uma planta bastante útil na rotação de culturas, com um valor comercial considerável.

O Estado de São Paulo é o principal produtor de amendoim do Brasil, responsável por 90% da produção nacional. E cerca de 60% dessa produção sai da região de Tupã.

Na safra passada, a colheita no País atingiu 674 mil toneladas de amendoim em casca nos 173 mil hectares de área plantada. Na safra deste ano, a produção total de amendoim do Brasil deve ser de 700 mil toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ou seja, apenas cerca de 60 mil toneladas a mais do que a produção paulista.

A falta de chuva infelizmente interferiu no desenvolvimento dos grãos, mas não impediu os produtores rurais de darem início à primeira etapa da colheita, quando a máquina passa levantando poeira e arrancando os pés de amendoim, logo indo para o sol por três dias para secar, finalizando com a passagem da máquina colhedora de amendoim.

O atual cenário econômico, também influenciado pela guerra na Ucrânia, ainda dificulta as exportações do amendoim. Vale lembrar que no ano passado a saca estava valendo cerca de R$ 120,00 e hoje está saindo em média por R$ 65,00, mesmo com os custos aumentando. Nesse caso, não há muito o que fazer, pois é o mercado externo quem dita o preço. Como o Brasil não consegue consumir tudo o que produz, a exportação tem efeito direto no preço.

O amendoim, além de ser muito usado no intervalo do plantio, principalmente da cana-de-açúcar, é bem resistente e tem um ciclo relativamente curto, que dura em média 120 dias. Com isso, vem crescendo cada vez mais o seu cultivo em terras do Centro-Oeste paulista.

 

fonte: http://www.diariotupa.com.br/Noticias/noticia.php?amendoim-regiao-tera-aumento-na-producao&IdNoticia=32190&IdCategoria=2