19/12/13 10h58

Alckmin dá início à licitação do túnel submerso Santos – Guarujá

Obras do novo túnel imerso, orçadas em R$ 1,8 bilhão, serão contratadas por licitação internacional

Secretaria Estadual de Logística e Transportes

O governador Geraldo Alckmin autorizou no último domingo, 15 de dezembro, em Santos, a publicação do edital de licitação para a construção do Submerso – Túnel Santos-Guarujá. Com custo estimado em R$ 1,8 bilhão, as obras serão contratadas em lote único e constituem o maior contrato de obra viária da Baixada Santista.

O edital, que será publicado na quarta-feira, 18 de dezembro pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, contém as regras para a seleção técnica e financeira dos licitantes. Trata-se da fase de "pré-qualificação", a primeira do processo licitatório. Os interessados terão 85 dias para formar parcerias e juntar os documentos necessários à comprovação de expertise técnica e boa saúde financeira. A abertura dos envelopes será feita em sessão pública, às 15h30 do dia 13 de março de 2014.

As regras da licitação foram previamente aprovadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia parte do empreendimento. A licitação será internacional e permitirá a participação de consórcios formados por até quatro empresas. Para garantir a transferência da tecnologia de túnel imerso para empresas nacionais, os grupos participantes deverão ser compostos por pelo menos duas construtoras brasileiras.

Na próxima fase ("comercial"), os licitantes qualificados apresentarão propostas de preços para a obra. Vencerá a licitação, o consórcio que apresentar o menor preço global para a obra. A Dersa estima assinar o contrato com o vencedor em julho de 2014, quando também está previsto o início da obra.

A licitação estabelece prazo de 44 meses para a conclusão do Submerso.

O edital de pré-qualificação estará disponível para consulta a partir do dia 17 de dezembro no portal "e-negociospublicos" da Imprensa Oficial do Estado (http://www.imprensaoficial.com.br), no site da Dersa (http://www.dersa.sp.gov.br) ou na sede da companhia (Rua Iaiá, 126, São Paulo).