05/07/17 15h54

Acordo entre São Paulo e Baviera impulsiona programa espacial

Vice-governador e secretária alemã assinam o documento durante evento de 20 anos de cooperação entre os estados; Investe SP apresenta serviços para delegação de empresários

Investe São Paulo
  • Download Divulgação

Comemoração na sede do governo paulista deve reunir cerca de 250 convidados, entre líderes empresariais, comunidade científica, secretários de estado e outros representantes governamentais.

• Download Divulgação

Evento ocorre em comemoraração aos 20 anos do acordo de Cooperação entre os estados de São Paulo e da Baviera (Alemanha)

• Download Divulgação

França reforça a importância deste tipo de parceria

• Download Divulgação

Vice-governador e secretária alemã assinam o documento de cooperação entre os estados

Para comemorar os 20 anos do acordo de Cooperação entre os estados de São Paulo e da Baviera (Alemanha), o vice-governador paulista Márcio França recebe nesta quarta-feira, 5 de julho, a  secretária alemã para Assuntos Europeus e Relações Regionais, Beate Merk,  em um evento no Palácio dos Bandeirantes.  Merk e França assinam, durante o encontro, um Memorando de Entendimento (MoU) para expandir a colaboração entre as partes no setor de programas espaciais.

O evento também contará com um encontro entre representantes da Investe São Paulo e empresários da Baviera, que poderão conhecer como funciona o apoio prestando pela Agência e as vantagens de se investir no Estado.

De acordo com a chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do governo paulista Ana Paula Fava, o documento “vem sendo desenhado desde a participação do  vice-governador Márcio França na oitava edição do Regional Leaders em julho do ano passado”. Segundo Fava, na ocasião, o vice-governador que também é secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, estreitou as relações com o governo da Baviera e fez o convite para que a secretária Merk viesse ao Brasil.

O Regional Leaders também rendeu a assinatura de um protocolo de intenções entre a Invest Baviera e a Invest in Bavaria para incentivar o intercâmbio de investimentos e as relações comerciais entre as duas regiões.

Com relação ao setor espacial, Brasil e Alemanha já cooperam há aproximadamente 40 anos. “Praticamente toda a atividade em lançadores e veículo de sondagem realizada no Brasil está ancorada no estado de São Paulo”, diz Carlos Rondina Mateus, consultor sênior do setor aeroespacial e professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). “Acredito que o maior benefício (com a assinatura do documento) será o apoio institucional e eventual suporte financeiro que possa se originar”, afirma. Segundo Mateus, o acordo pode facilitar que  “parte da tecnologia ora em estudo seja transferida da Alemanha para produção no Brasil”.

Duas décadas de Cooperação

Patrocinada pelo governo alemão, a comemoração dos 20 anos de Cooperação na sede do governo paulista deve reunir cerca de 250 convidados, entre líderes empresariais, comunidade científica, secretários de estado e outros representantes governamentais.

O primeiro documento de cooperação entre as regiões foi assinado em 31 de julho de 1997 pelo então governador Mário Covas e o ministro do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente do estado Federal da Baviera Thomas Goppel.

O documento fortalecia ações focadas no empreendedorismo de pequenas e médias empresas, no intercâmbio de informações econômicas e de projetos de infraestrutura em múltiplas áreas, mas principalmente no meio ambiente.

“De certa forma foi um documento bastante inovador ou, pelo menos, alinhado com as questões ambientais que começavam a ser discutidas na época com os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU em 2000) e até mesmo com a política ambiental de Al Gore (vice-presidente dos EUA durante administração de Bill Clinton)”, diz a assessora Ana Paula Fava. “O acordo entre São Paulo e Baviera previa projetos de educação ambiental que melhoravam a qualidade da vida do cidadão e iniciativas que favoreciam o meio ambiente”, explica.

Desde a assinatura do primeiro documento, São Paulo e Baviera selaram mais 9 acordos com foco nas áreas de investimentos, meio ambiente, agricultura, saneamento, energia, ciência e tecnologia.

Um dos protocolos mais importantes assinados entre os estados foi estabelecido em 2001, fruto da cooperação de 1997.  Em julho daquele ano, as secretarias do Meio Ambiente dos estados de São Paulo e Baviera iniciaram um projeto de cooperação com objetivo de discutir medidas de proteção para o Aquífero Guarani, considerado um dos maiores reservatórios de água doce  subterrâneo do planeta. O Aqüífero Guarani no Brasil possui aproximadamente 37 mil km3 dos 45 mil km3 de águas totais compartilhados com Argentina, Paraguai e Uruguai. Segundo a CETESB, 80% dos municípios paulistas, cerca de 5,5 milhões de pessoas, são abastecidos por essas águas.