06/10/16 16h23

Acordo de cooperação bilateral Brasil-Argentina será assinado durante o 21º

UOL

Com o objetivo de ampliar o diálogo entre os players latino-americanos, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais reunirá representantes do setor público e privado do Brasil e Argentina, além de lideranças de outros países da América Latina, para participar de debates, durante o 21º MEETING INTERNACIONAL em 14 de outubro, das 9h às 13h, no Alvear Palace Hotel, em Buenos Aires. Na ocasião, as agências de fomento, Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, presidida por Juan M. Procaccini e Investe São Paulo, liderada por Juan Quirós, assinarão acordo para incentivar a cooperação econômica e comercial entre a Argentina e o Estado de São Paulo, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico de ambos países.

Diante do atual cenário econômico nos dois países, os presidentes Michel Temer e Mauricio Macri se mobilizam para retomar a atividade econômica de Brasil e Argentina. Ambos apostam na adoção de uma política liberal no comércio exterior. Esse documento, o acordo de cooperação, reúne uma série de ações e propostas para a promoção de novos negócios entre a Argentina e a cidade de São Paulo. Entre eles, a Investe São Paulo se compromete a incentivar o aumento das exportações e apoio a empresas do país vizinho interessadas em investir na cidade.

Do lado brasileiro, o presidente Temer lançou em setembro um pacote de concessão de 34 projetos de infraestrutura com a expectativa de arrecadar R$ 24 bilhões em 2017, enquanto, do lado argentino, Macri promoveu uma reunião com 1,5 representantes de grandes multinacionais, com o mesmo objetivo, atrair capital estrangeiro.

Segundo Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, chairman of the Board do LIDE "é necessário revitalizar o Mercosul e acelerar os acordos com a União Europeia, negociados infrutiferamente há 20 anos", afirma.

O 21º MEETING INTERNACIONAL conta com patrocínio da AMIL e GOCIL; e apoio da VIDEOLAR e WHIRLPOOL. Participação especial da BASF, PASSARELLI e RV IMOLA; e participação de OMINT. A colaboração é de ATHIÉ WOHNRATH, BENEFICENCIA PORTUGUESA, GS&MD, ROLDAO ROSSI e VICUNHA TEXTIL. Como fornecedores oficiais, estão CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN, GELATO BOUTIQUE, MARINGÁ TURISMO, MISTRAL e VINCI, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. As revistas ÉPOCA, ÉPOCA NEGÓCIOS, ISTOÉ e ISTOÉ DINHEIRO, a rádio JOVEM PAN, o jornal PROPMARK; PR NEWSWIRE; e as revistas MEETING & BNEGÓCIOS, LIDE e a TV LIDE são mídia partners.