30/09/16 15h16

ABPA participa de seminário sobre parceria entre Brasil e UE

Evento contará com exposição de imagens da obra “A Força da Terra”

Apex-Brasil

O vice-presidente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, participará do Seminário “A União Europeia e o Brasil: uma parceria para o progresso”, que acontecerá no dia 20 de outubro, em Bruxelas (Bélgica).

Iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Ministério das Relações Exteriores, o seminário tem como foco debater a criação de um círculo virtuoso em prol do comércio agrícola sustentável.

Com este foco, Santin falará sobre o trabalho desenvolvido pelos exportadores brasileiros de proteína animal para atender aos requisitos determinados pelo mercado europeu.   Ao mesmo tempo, apontará características do sistema produtivo brasileiro que tornam o produto desejável pelo mercado internacional, como a qualidade superior e o status sanitário do país, que nunca registrou em seu território casos de Influenza Aviária.

“Vamos apontar, ainda, diferenciais como o perfil sustentável da produção e o respeito às normas internacionais de bem-estar animal, que colocam o país como um player adequado às demandas do público consumidor europeu”, ressalta Santin.

Além da apresentação no evento, a ABPA marcará presença com a realização de uma exposição fotográfica com imagens da obra “A Força da Terra”, de autoria de Eurico Salis e Manoel Petry, fotógrafos gaúchos reconhecidos na imprensa e na publicidade do Brasil.

O livro, que é uma iniciativa da ABPA e da Apex-Brasil, reúne dezenas de fotografias, capturadas em um trabalho de três meses pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em agroindústrias e em pequenas propriedades produtoras de aves e suínos.  A exposição busca mostrar o lado humano das atividades econômicas, que estão entre as principais geradoras de emprego e renda no interior do Brasil.  

A exposição fotográfica acontecerá no espaço reservado para o evento, no hotel Stanhope, na capital belga.

Sobre a ABPA - A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre os projetos setoriais – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo [email protected].