26/03/24 14h43

900 empregos: Koppert e Lef vão investir R$ 750 milhões em novas fábricas em Piracicaba

Empresas apresentaram ao Executivo nesta segunda-feira (25) projetos de expansão com investimentos

Folha da Região

A Koppert do Brasil e a Lef Cerâmica apresentaram nesta segunda-feira (25) os projetos de instalação de novas fábricas com investimentos que somam cerca de R$ 750 milhões em Piracicaba. As reuniões com as empresas ocorreram no Gabinete do prefeito Luciano Almeida e marcaram a posse do novo secretário da Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Euclides Libaldi. As unidades irão gerar, juntas, 900 empregos diretos nos próximos seis anos.

A Koppert do Brasil apresentou o projeto de expansão da unidade em Piracicaba com a construção de um novo parque fabril para produção de defensivos agrobiológicos com investimento de cerca de R$ 700 milhões. Será a primeira fábrica com este tipo de produção nas Américas. Além do prefeito e do secretário, estavam presentes os diretores da empresa, Gustavo Herrmann e Danilo Pedrazzolli.

O parque fabril será instalado em uma área de pouco mais de 1,113 milhão m², com 68 mil m² de área construída, no Distrito Industrial Uninoroeste, no bairro Itaperu. A obra está prevista para começar no final do segundo semestre deste ano e será dividida em três etapas, com uma fábrica sendo instalada a cada dois anos, com conclusão prevista em seis anos. Ao menos 400 empregos diretos serão gerados com a nova instalação.

A unidade da empresa holandesa Koppert atua há mais de uma década no Brasil, em Piracicaba, com a produção de defensivos agrícolas utilizando o controle biológico de pragas e doenças.

Em uma segunda reunião no Gabinete do prefeito, a Lef Cerâmica apresentou detalhes do projeto de construção de uma nova fábrica, que fica às margens da Rodovia Deputado Laércio Corte, que liga Piracicaba a Limeira. O novo galpão da empresa terá cerca de 100 mil m² e vai gerar 500 empregos diretos, com investimento de R$ 50 milhões e previsão de funcionamento para o início de 2026.

Participaram da reunião de apresentação do projeto o sócio-proprietário da empresa, Luiz Fernando Ortigossa, o diretor-geral, Luiz Fernando Ortigossa Filho, e o diretor executivo, Cláudio Okoti.

O grupo Lef tem mais de 20 anos de atuação em Piracicaba. A empresa está instalada no Distrito Industrial Uninorte da cidade e utiliza modernos equipamentos italianos e espanhóis para a produção de pisos e acabamentos em cerâmica.

“São duas grandes notícias, com R$ 750 milhões de investimentos e 900 empregos diretos. Dois projetos dessa magnitude, com diversificação na produção e os dois de altíssima tecnologia. Piracicaba mais uma vez atraindo grandes investimentos”, comemorou o prefeito.

“Quando um empresário decide fazer um investimento grande assim para o futuro, é porque ele confia muito na cidade, na economia, na mão de obra que ele vai encontrar aqui, e são empresas que vão diversificar a nossa produção em Piracicaba, além de gerar emprego e renda”, ressaltou o secretário Euclides Libardi.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2823091/cidade/2024/03/900-empregos-koppert-e-lef-vao-investir-r-750-milhoes-em-novas-fabricas-em-piracicaba