23/06/16 15h54

Poupatempo do Exportador em Ribeirão Preto atrai mais de 200 empresários interessados em internacionalizar produtos paulistas

A ação faz parte do programa SP Export, que tem o objetivo de incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços

Investe São Paulo

Mais de 200 empresários de Ribeirão Preto e região participaram nesta quinta-feira, 23 de junho, no RibeirãoShopping, da 4ª edição do Poupatempo do Exportador, realizada pela Investe São Paulo em parceria com a Apex-Brasil dentro do programa SP Export e que contou com o apoio do Lide Ribeirão Preto, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp).

Em sua apresentação na cerimônia de abertura, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, disse aos presentes que o Programa SP Export atende a uma determinação do governador, Geraldo Alckmin, e do vice-governador, Márcio França, e que a exportação pode ser a saída para as empresas no atual cenário econômico do País:

“A exportação é o setor que tem crescido e gerado empregos. Assim acontece também em Ribeirão Preto. Por isso, empresários, aproveitem os serviços que estão aqui hoje para tirar suas dúvidas, buscar assessoria gratuita e passem a exportar”, afirmou o presidente da Investe SP.

O presidente da Fiesp/Ciesp de Ribeirão Preto, Guilherme Feitosa, agradeceu a iniciativa e desejou bons negócios a todos.

Já Antônio Carlos Massoneto, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, tratou da importância da ação para a região “Esta iniciativa de incentivo à cultura exportadora atende uma vocação do setor produtivo da cidade”, afirmou.

Fábio Fernandes, presidente do Lide, parabenizou a equipe da Investe SP e o espírito aguerrido do presidente Juan Quirós e complementou: “As regiões metropolitanas do Estado têm recebido muito bem estes eventos”.

A ação, que foi inteiramente gratuita para empresários e demais participantes, contou basicamente com duas frentes: o Seminário de Capacitação, com palestras e painéis com instruções importantes para ajudar empresas da região a se internacionalizar, e o Poupatempo do Exportador, que concentra, no mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por diversas empresas e instituições essenciais nesse processo.


Seminário SP Export e Poupatempo do Exportador

Após a cerimônia de abertura, foram realizadas palestras curtas, repetidas ao longo do dia, enquanto também ocorria o atendimento do Poupatempo do Exportador. Para o atendimento do Poupatempo do Exportador, representantes de instituições públicas e privadas estiveram disponíveis ao longo do dia para prestar atendimento ao empreendedor in loco, adiantando informações importantes e tirando dúvidas sobre como os empresários podem lidar com os seguintes temas: 

• Capacitação;
• Financiamento;
• Adequação de Produtos;
• Estudos de Inteligência Comercial.


Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.


Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Para mais informações, acesse www.apexbrasil.com.br.