20/12/13 11h00

Zona Leste vira chamariz de call center

Valor Econômico

Com base em um ambicioso programa de incentivos para que empresas se instalem na zona leste da cidade, lançado em agosto, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) anuncia nesta sexta-feira a construção de um gigantesco empreendimento para abrigar algumas das maiores empresas de call center do país no bairro de Itaquera, em local próximo ao estádio de futebol que abrigará a abertura da Copa do Mundo de 2014.

A estimativa é de criação de 50 mil empregos na região.

Itaquera Desenvolvimento Imobiliário Ltda e a LDI S.A. (das marcas Lindencorp, REP, Adolpho Lindenberg), que detém um terreno de 280 mil metros contíguo ao estádio, construirão espaços sob encomenda e alugarão para as empresas interessadas em se instalar no local. Estas por sua vez receberão da prefeitura grande desconto em tributos como estímulo para operar na região, farta em mão de obra e carente de empregos. A populosa zona leste tem a menor relação empregos/habitante da cidade de São Paulo.

Segundo o diretor e vice-presidente da Itaquera Empreendimentos, Marcello Hachem, o gasto para construção está estimado em R$ 540 milhões.

Especializada em empreendimentos comerciais, o grupo foi procurado pelo prefeito no início do ano. "Haddad nos procurou buscando uma parceria com foco na geração de empregos. A ideia é levar para a zona leste as maiores empresas de call center do país. Nós construímos os espaços e alugamos. E as empresas ganham enorme desconto no ISS [Imposto Sobre Serviços, cuja alíquota de incidência do ISS cairá de 5% para 2%], principal tributo que incide em telemarketing, que é o foco dessa operação", conta. Grandes grupos do setor, como Atento, Tivit e Contax demonstraram interesse. Laboratórios farmacêuticos também devem se instalar no local.

A intenção do governo é alterar um cenário onde bairros como Cidade Tiradentes, extremo leste, com seus 212 mil habitantes, concentra apenas 0,11% dos postos de trabalho da cidade - em números absolutos, 4,5 mil vagas, segundo indicador da Rede Nossa São Paulo. Enquanto isso, o bairro do Itaim Bibi, com seus 92 mil moradores, oferta 301 mil vagas de trabalho.

Quando do lançamento do programa, o prefeito disse que a administração foi ao limite de suas possibilidades na concessão de incentivos fiscais. Empresas de call center, informática, serviços de educação e hotelaria terão até cinco anos para se habilitar e 20 anos para aproveitar os benefícios: redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para a alíquota mínima permitida por lei, de 2%, isenção total de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do ISS da obra e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) da aquisição do terreno.

O anúncio vem no bojo de uma série de investimentos que o poder público está levando para a região. No planejamento da prefeitura da capital, serão R$ 6,9 bilhões destinados à zona leste nos próximos anos. Do governo do Estado, há a previsão de R$ 2,5 bilhões em investimentos, além de outros R$ 6,4 bilhões que foram colocados na construção da linha de monotrilho Prata, com 26,6 km de extensão e 18 estações. A União também está colocando recursos nas obras das duas outras esferas de governo.