06/07/17 14h50

Volkswagen Gol passa a ser feito exclusivamente em Taubaté

Companhia libera espaço na fábrica do ABC para a produção de novos modelos

Automotive Business

A Volkswagen comemorou na quarta-feira, 5, a produção de 8 milhões de unidades do Gol no Brasil, o carro sustenta o título de mais fabricado e vendido da história da indústria automotiva local. A comemoração deste marco é, no entanto, bastante simbólica da nova fase da montadora no Brasil: ainda neste julho o automóvel deixa de ser produzido na fábrica da Anchieta, no ABC Paulista, para dar espaço aos novos veículos da marca que serão feitos ali. Assim, o hatchback que liderou as vendas do Brasil por 27 anos consecutivos - posto perdido há três anos - passa a ser montado exclusivamente em Taubaté (SP).

A unidade já era responsável por parte da fabricação do Gol e, como lembra a montadora, foi uma planta construída ainda nos anos 1970 justamente para fazer o modelo. Agora, além do automóvel, são montados na unidade o Up! e o Voyage. “É uma distribuição mais eficiente da produção. Taubaté fica com a plataforma MQB e segue fazendo três automóveis de grande volume de exportação. Do total de unidades do Gol já feitos no Brasil, 1,4 milhão foram destinadas ao mercado externo”, conta David Powels, CEO da companhia para o Brasil e a América do Sul.

A fábrica de Taubaté recebeu investimentos e passou por reforma recente para abrigar a produção do Up!, que começou ali em 2014. Áreas como pintura e armação são completamente novas. “Temos uma estrutura perfeita e alta tecnologia para fazer os modelos” destaca Powels. Hoje a unidade opera em dois turnos de produção, faz 879 carros por dia e emprega 4 mil trabalhadores. Este ritmo, diz o executivo, não deve mudar tão rápido por causa da performance fraca do mercado brasileiro de veículos. “Em geral, temos usado apenas de 40% a 45% do nosso potencial produtivo no País, assim como outras fabricantes de veículos”, aponta.

Passado o primeiro semestre do ano, o dirigente sustenta a expectativa de que o mercado nacional chegue ao fim de 2017 com leve crescimento, algo que ele espera que se repita em 2018. “Estamos apostando em aumentar a produtividade das nossas fábricas e manter as pessoas. Por enquanto não há horizonte de contratações”, avalia.

POLO E VIRTUS EM SÃO BERNARDO

Com a transferência total da produção do Gol para Taubaté, até o fim do ano a planta do ABC Paulista vai seguir em marcha lenta, fazendo apenas a picape Saveiro, enquanto roda as primeiras unidades pré-série do novo Polo. Entre novembro e dezembro entra em linha a versão definitiva do modelo por ali, acelerando o ritmo da unidade. Na gama da empresa, o carro ficará abaixo do Golf, mas será um hatchback maior que o Gol, segundo Powels.

Já no primeiro trimestre de 2017 começa a ser feito em São Bernardo mais um novo modelo: o sedã Virtus. Estes são os primeiros passos da renovação da gama e do reposicionamento da marca no Brasil. “Queremos ser uma empresa mais rápida, enxuta e eficiente e vamos investir na atualização da nossa imagem. Não são apenas novos carros, é uma nova Volkswagen”, diz o executivo. O projeto, que inclui atualização de fábricas e da gama de produtos, recebe o aporte de R$ 7 bilhões que a companhia anunciou para o período de 2016 a 2020.