13/12/13 12h05

Vivo pretende investir R$ 2 milhões em cidade 100% digital em SP

Cidade escolhida para projeto-piloto é Águas de São Pedro

Portal G1

A Telefônica Vivo anunciou nesta quinta-feira (12) que pretende transformar a cidade de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, em um município 100% digital a partir de 2014. O projeto, com investimento de mais de R$ 2 milhões, foi anunciado pela empresa como “a primeira cidade brasileira 100% digital”.

Segundo a Vivo, a partir de janeiro, começará a substituição da estrutura telefônica atual da cidade, que utiliza rede de cabos de cobre, por uma rede em fibra óptica para todos o município. O projeto promete elevar em mais de seis vezes a velocidade da internet atualmente disponível, para até 25MB.

Segundo a Vivo, a cobertura de banda larga, que hoje está limitada à proximidade da central telefônica, se estenderá para todo o município.

“Vai ser o primeiro projeto no Brasil onde vamos pegar uma cidade inteira e transformá-la numa cidade do futuro”, disse o presidente da Telefônica Vivo,  Antonio Carlos Valente. “Vamos colocar São Pedro no mapa do mundo”, brincou, lembrando que o município tem apenas 3 mil habitantes.

Segundo o executivo, este será um projeto- piloto que pode servir de aprendizado “para alguma coisa mais agressiva nos próximos anos”. O objetivo da empresa é testar o uso de novas tecnologias para viabilização de ofertas de novos produtos e serviços, inclusive para pequenas e médias empresas e serviços públicos.

Segundo a Vivo, as obras devem durar cerca de um mês e a finalização da transferência de tecnologias está prevista para maio.

Em encontro com a imprensa nesta quinta, o presidente da Telefônica informou que a empresa está fechando o ano com 1,7 milhão de casas no país com fibra ótica passada e com cobertura 4G em 73 cidades do país.

Valente informou ainda que será lançado comercialmente no início de 2014 o Zuum, serviço de pagamento móvel criado em parceria com a Mastercard e que já conta, segundo a empresa, 200 mil clientes em 80 cidades.