31/03/14 15h16

Viracopos prevê expansão de voos internacionais este ano

Correio Popular – Campinas

O setor de turismo do Interior de São Paulo acompanha de perto a movimentação do setor aéreo no Aeroporto Internacional de Viracopos e prevê uma expansão significativa de voos internacionais entre 2014 e 2015.

Na quarta-feira, a Gol anunciou que solicitou para a Agência Nacional de Aviação (Anac) voos regulares entre Campinas e Miami, com escala em Santo Domingo. No mercado, há ainda especulações sobre o interesse de outras companhias, como American Airlines, Delta Airlines, Copa Airlines, Alitalia e Azul Linhas Aéreas – esta última, que teria planos para ligar Campinas a dois destinos nos Estados Unidos, Nova Iorque e Fort Lauderdale.

No aeroporto, há hoje três partidas e a mesma quantidade de chegadas para Portugal operados pela TAP. No ano passado, Viracopos registrou 60.827 passageiros que viajaram para outros países. As companhias aéreas e a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o terminal, não confirmam se já existem acordos fechados.

De acordo com a Anac, a Gol foi a única companhia que fez o pedido oficialmente de um voo regular para Miami. As operações serão às segundas, quartas e sábados em um Boeing 737 Next Generation e devem começar a operar no final de julho.

Os profissionais que atuam no setor aéreo informaram que muitas empresas têm procurado a concessionária para avaliar a possibilidade de implantar voos internacionais. E os agentes de turismo estão entusiasmados, na expectativa de que novos anúncios de rotas internacionais aconteçam neste ano, principalmente após a inauguração do novo terminal de passageiros e serviços que entrará em operação em maio.

O espaço terá capacidade para 14 milhões de passageiros por ano na primeira fase. Em 2013, a movimentação em Viracopos foi de 9,29 milhões de passageiros.

Fortalecimento
O presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcelo Gomes Matera, afirmou que o mercado prevê que a nova estrutura do aeroporto irá atrair companhias com interesse em voos para outros países.

O mercado de turismo espera que as companhias anunciem nos próximos meses novos voos internacionais em Viracopos. As empresas American Airlines, Delta Airlines e Azul Linhas Aéreas teriam interesse em atender a partir de Campinas o mercado norte-americano. No caso da Azul, os profissionais do setor acreditam que o sistema será de compartilhamento de assentos com alguma companhia que já atenda aos Estados Unidos. A Alitalia teria voos para a Itália e a Copa Airlines, para o Caribe e Estados Unidos. As empresas não confirmam a implantação dos voos, mas afirmam que estão sendo feitos estudos sobre o assunto.