14/07/16 16h49

Vice-governador de SP firma convênio com Baviera na abertura do Regional Leaders, em Munique

Cúpula reuniu lideranças de sete regiões do mundo, que buscaram parcerias para desenvolvimento econômico e social

Investe São Paulo
Download Clóvis Vasconcellos/ISP

Protocolo de intenções entre os estados de São Paulo e da Baviera foi assinado por meio da Investe São Paulo e da Invest in Bavaria

O vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França abriu caminho para futuros investimentos entre São Paulo e o Estado da Baviera, na Alemanha, durante a oitava edição da Cúpula de Líderes Regionais (Regional Leaders), aberta nesta quinta-feira, 14 de julho, e que termina amanhã em Munique. Sob o tema “Digitalização e Inovação”, o Regional Leaders contou com lideranças de estados e províncias de sete países nos cinco continentes – África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, China e Estados Unidos. Estão representados 180 milhões de habitantes em cinco continentes e, juntas, as regiões têm um PIB de US$ 3,3 trilhões.

Márcio França assinou protocolo de intenções por meio da Investe São Paulo, agência de atração de investimentos a serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Invest in Bavaria, congênere alemã. O documento abre caminho para parcerias entre os dois estados mais pujantes dos dois países. “Demos um passo para estreitar as relações econômicas entre os estados de São Paulo e da Baviera, com o objetivo de atrair investimentos e gerar empregos, com vantagens para os dois povos”, disse o vice-governador Márcio França, que representou o governador Geraldo Alckmin no evento.

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, também signatário do documento, destacou que Baviera e São Paulo têm enorme campo para estabelecer futuras parcerias nas áreas de inovação e nos setores automotivos, de saúde, meio ambiente, entre outros. “Ganham os paulistas e o Brasil com esta nova parceria”, observou.

Wolfgang Hübschle, diretor da Invest in Bavaria, agência de investimentos da Baviera, destacou que o documento tem por objetivo aprofundar o intercâmbio de investimentos, as relações comerciais e o intercâmbio de conhecimento entre as duas regiões.

Regiões

Participam da Cúpula as delegações do governador da Alta Áustria, Joseh Pühringer; do primeiro-ministro de Quebec, Philippe Couillard; do governador de Shandong, Guo Shuqing; do ministro-presidente da Baviera, Horst Seehofer; do governador da Georgia, Nathan Deal; e da primeira-ministra de Cabo Ocidental, Helen Zille.

No mesmo dia (14), o vice-governador manteve encontros em separado com cada uma destas autoridades quando tratou de temas nas áreas de ciência e tecnologia, desenvolvimento econômico, energia, investimentos, cultura, biodiversidade, entre outros.

O Regional Leaders promoveu também uma mesa redonda com participação de todos os líderes e a apresentação de projetos multilaterais pelo professor Klaus Shilling, da Universidade de Würzburg, e dos resultados da Future Leaders´ Conference (Conferência de Futuros Líderes). Ambas as apresentações foram seguidas por debates dos presentes.

Duas rodadas de conversa vão encerrar o evento: “O mundo da indústria 4.0: soluções inteligentes por uma vida melhor” e “A transformação digital dos automóveis: o desafio que orienta a economia e a sociedade”, apresentadas respectivamente por Joe Kaeser, CEO da Siemens, e Helmut Matschi, diretor da Continental.

Para Ana Paula Fava, responsável pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista, o evento garantiu a todos os envolvidos “uma oportunidade para estabelecer acordos de cooperação, trocar experiências e fazer intercâmbios importantes. A participação do vice-governador, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico e tem estreita ligação com os temas desta Cúpula, certamente fomentará resultados frutíferos para o Estado de São Paulo”, concluiu.

Mais sobre a Cúpula de Líderes Regionais

A organização Cúpula de Líderes Regionais, criada em 2002 e composta por sete governos estatais, tem como objetivo estreitar as relações políticas, econômicas e culturais entre seus membros. É ponto de referência na discussão e disseminação de políticas de desenvolvimento sustentável, incentivo à inovação tecnológica, educação, saúde, meio ambiente, entre outros assuntos. Desde sua fundação, já foram adotados dezenas de programas e projetos de cooperação entre seus membros.

Entre os participantes incluem-se Baviera, Alta Áustria, Quebec, São Paulo, Shandong, Geórgia e Província do Cabo Ocidental. A rede foi fundada pelas regiões da Baviera, Québec e Alta Áustria, que mantêm, desde 1999, um diálogo regular sobre o papel dos estados, regiões, e províncias nas relações internacionais. O Estado de São Paulo passou a integrar este grupo em 2005.

A Cúpula de Líderes Regionais, que acontece a cada dois anos, é centrada em temas específicos. Em 2012, o Estado de São Paulo sediou a 6ª Cúpula sob o tema “Energia Sustentável e Desenvolvimento”. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin assinou termo para que as universidades, indústrias e institutos de pesquisa desenvolvessem produtos para aumentar a utilização de fontes de energia limpa e renovável. O compromisso fez parte da declaração final da Cúpula, sediada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Em 2018, ainda sem data definida, a Cúpula acontece em Quebec (Canadá).