21/11/17 15h28

Varian inaugura em Jundiaí primeiro centro de treinamento em radioterapia do Brasil

Unidade é a primeira parte pronta de complexo industrial que está sendo construído, com o apoio da Investe SP, para a produção de aceleradores lineares que serão utilizados pelo SUS para tratamento do câncer

Investe São Paulo
Download Divulgação/Varian

A fábrica de aceleradores lineares como os da imagem estará pronta em 2018

A Varian Medical Systems realizou nesta segunda-feira, 20 de novembro, em Jundiaí, a cerimônia de inauguração de seu primeiro centro de treinamento na América Latina. A unidade conta com uma sala de demonstração, duas de treinamento e um acelerador linear Varian Trilogy® totalmente equipado.

A estrutura faz parte de um complexo industrial que será considerado um dos maiores centros regionais da empresa no mundo, iniciando em 2018 a produção de aceleradores lineares para tratamento de câncer. A Varian tem um contrato com o Ministério da Saúde para irá fornecer esses equipamentos para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de instalação da planta recebe o apoio da Investe são Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. A instituição tem apoiado a Varian em diversos aspectos, como orientação sobre incentivos tributários e análise ambiental dos lugares que foram considerados como opções para o complexo. O terreno escolhido, no Polo Industrial Multivias, tem 17,5 mil m² quadrados, sendo 4,7 mil m² de área construída.

“Ajudamos também a empresa no contato com instituições de pesquisa que serão fundamentais para a atuação da Varian no Brasil. Projetos como esse ajudam a desenvolver uma complexa e rica cadeia produtiva no Estado, que movimenta capital humano qualificado e tecnologia de alto valor agregado que impactam todo o País”, afirma Sérgio Costa, diretor de Negócios da Agência que participou do evento representando o Governo do Estado junto a diversas autoridades federais e municipais.

O Centro de Treinamento da Varian em Jundiaí já está sendo utilizado para cursos, sendo a sede exclusiva da empresa na América Latina. No próximo ano, as áreas de fabricação e depósito da planta também estarão totalmente operacionais.

“Estamos muito orgulhosos de nossa nova unidade, que demonstra nosso comprometimento e parceria de longo prazo com o Ministério da Saúde na luta contra o câncer e amplia o acesso a tratamentos avançados em radioterapia no país e na América Latina", explicou Humberto Izidoro, diretor-gerente da Varian Medical Systems no Brasil. "No primeiro ano, esperamos treinar até 300 médicos e profissionais da saúde para uso de equipamentos de radioterapia, bem como planos e técnicas de tratamento".

Segundo o Ministério da Saúde, a parceria com a empresa faz parte da compensação tecnológica prevista no Plano de Expansão de Radioterapia no Sus, lançado em 2012.

Relembre a cerimônia de descerramento de pedra fundamental da empresa, realizada em março.

Sobre a Varian Medical Systems

A Varian Medical Systems tem como objetivo salvar vidas, sendo a líder mundial na fabricação de equipamentos médicos e softwares para tratamento e controle do câncer. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a Varian emprega aproximadamente 6.600 pessoas no mundo inteiro. Para obter mais informações, acesse http://www.varian.com.