20/02/17 14h54

Unidade Embrapii CPqD fatura prêmio de inovação no exterior

PROTEC

Credenciada em 2014 como uma das unidades da Empresa Brasileira de  Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), entidade associada à ABIPTI, recebeu nesta semana o prêmio Brasil Excellence Award - Dare to create original ideas, oferecido a entidades tecnológicas que desenvolvem ideias inovadoras. A entrega do prêmio ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidades, em meio ao IBM PartnerWorld Leadership Conference, evento que congrega executivos de companhias que integram o universo de parceiros da IBM no mundo.

“A premiação é resultado de diversas iniciativas voltadas à inovação, que estamos conduzindo em parceria com a IBM e que deverão gerar novas frentes de negócios”, afirma Sirlene Aveiro Honório, diretora de Suporte à Decisão e Aplicações do CPqD. Ela menciona, entre outros exemplos, alguns cases de projetos desenvolvidos no âmbito da EMBRAPII e parceiros do seu ecossistema.

Desde o início das atividades como unidade Embrapii, o CPqD já realizou 12 projetos em um montante total de R$ 20,8 milhões. Em conjunto com a empresa italiana Prysmian, uma das iniciativas desenvolvidas foi a implantação de redes de telecomunicações subterrâneas por meio de microcabos ópticos, possibilitando atender a grande demanda das operadoras. Outro projeto de destaque foi a criação do primeiro beacon nacional, dispositivo que compartilha dados de identificação via Bluetooth - em parceria com a Taggen. A tecnologia é utilizada em sistemas de comunicação, como os smartphones, e está intimamente relacionado com a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).