09/11/17 13h18

Unesp atinge 4ª posição nacional no ranking da QS

Unesp

Dia 8 de junho foi publicado o ranking mundial de Universidades da QS (Quacquarelli Symonds) World University Rankings 2018, um dos mais prestigiados do meio acadêmico. A UNESP passou da 6ª para a 4ª posição entre as universidades brasileiras ranqueadas.

Se, no plano nacional, a pontuação da Unesp ficou acima da média nacional; em escala internacional, a Universidade passou para o patamar 491-500, superando o do ano anterior, quando estava no patamar 501-550. Na América Latina, a Unesp passou da posição 22ª para 20ª.

Desse modo, a Unesp passa  figurar entre as 1,9% das universidades do mundo que está no TOP 51% das instituições de ensino superior no QS, num universo de aproximadamente 26 mil instituições.

QUESITOS AVALIADOS

Considerando que o ranking QS, o qual possui 40% de sua avaliação pautada na denominada Reputação Acadêmica, oriunda da indicação de renomados pesquisadores de diferentes universidades de todo o mundo, tem-se como altamente positiva a ascensão da UNESP nessa última avaliação. Isso significa, principalmente, sua maior visibilidade internacional na medida em que se mostra mais conhecida – e reconhecida – pela comunidade científica. Tal aspecto deve ser entendido como motivador a toda a comunidade acadêmica da Unesp.

Em dois quesitos de peso significativamente menor, a Unesp obteve um escore inferior à avaliação anterior - Relação Aluno/Docente e alunos internacionais. Esse menor desempenho pode ser entendido como uma questão centrada no difícil momento financeiro ora vivenciado pelas universidades estaduais paulistas.

De uma análise geral, e em que pese o fato de a maioria dos rankings universitários internacionais serem concebidos a partir da realidade universitária dos países do hemisfério norte, em que o modelo de intensa atividade empresarial e lucrativa dentro das Universidades se distancia significativamente do perfil das IES públicas no Brasil, e mesmo em se considerando os possíveis entraves decorrentes de uma universidade geográfica e administrativamente descentralizada como a UNESP, com forte atuação na extensão e desenvolvimento regional, especial significado passa a ter a inclusão da UNESP entre as 500 melhores universidades do mundo.

A classificação detalhada da Unesp pode ser vista no portal da QS: https://www.topuniversities.com/universities/unesp#wurs

A QS

A QS, empresa inglesa que avalia o desempenho de Universidades, em âmbito internacional, desde 2004 publica anualmente uma série de classificações de modo a destacar as melhores Universidades mundiais.

Suas publicações envolvem a classificação das melhores 900 universidades de uma gama que supera a casa das 4.000, de mais de 80 países, a partir dos seguintes parâmetros de avaliação:

- Reputação Acadêmica (40%), realizada a partir de um levantamento global entre pesquisadores de renome internacional;

- Reputação do Empregador (10%), baseada em pesquisa global de mercado empregatício;

- Relação Aluno/Docente (20%), indicador que valoriza mais especificamente as universidades que revelam menor relação aluno/docente;

- Citações/Docente (20%), baseada em indexadores como a Scopus, da  Elsevier; Proporção do corpo docente internacional (5%), que visa a avaliar o grau de internacionalização do corpo acadêmico de uma universidade; e

- Proporção de alunos internacionais (5%) que, em paralelo com a situação docente, avalia a presença de estudantes estrangeiros de graduação e/ou de pós-graduação.

A metodologia detalhada pode ser obtida no portal da QS: https://www.topuniversities.com/qs-world-university-rankings/methodology

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DOS RANKINGS

A atual gestão da Unesp, com forte tônica acadêmica e especial incentivo aos aspectos ligados à internacionalização, à inovação e à produção e visibilidade científica, entendidos como elementos fundantes de uma política universitária centrada na qualidade, teve uma ação inovadora ao criar, em abril de 2017, a Comissão de Avaliação Institucional dos Rankings da Unesp,com o intuito principal de analisar e interpretaro desempenho da UNESP nos rankings universitários nacionais e internacionais e, principalmente, de discutir e implementar políticas que incentivem a comunidade acadêmica da UNESP ao desenvolvimento de ações estratégias que possam contribuir para essa melhor visibilidade.

Liderada pelo Professor José Augusto Chaves Guimarães, Assessor da PROPe Pró-Reitoria de Pesquisa, a Comissão De Avaliação Institucional dos Rankings Da Unesp conta com a participação de representantes de áreas estratégicas para a Universidade, a saber: Flávia Maria Bastos, da Coordenadoria de Geral de Bibliotecas; Patrícia Spadaro, da Assessoria de Relações Externas; Rogério Luiz Buccelli,  da Assessoria de Planejamento Estratégico; Fábio Sampaio Rosas, da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da UNESP – Dracena; Profa. Maria Cláudia Cabrini Gracio, do Departamento de Ciência da Informação da UNESP-Marília; e Helber Holland, da Assessoria de Planejamento Estratégico. Cumpre destacar que essa comissão foi composta a partir da expertise de cada um de seus integrantes, em assuntos ligados à internacionalização, ao planejamento estratégico, à produção científica e aos estudos cientométricos e de comportamento da ciência.

Para verificar o trabalho de acompanhamento dos rankings universitários, consulte o site da comissão (https://ape.unesp.br/ranking/)  ou entre em contato pelo endereço [email protected].