21/03/14 13h27

Unesp assina acordo de cooperação com universidade tecnológica chinesa

Unesp

A Unesp recebeu, no último dia 19 de março, uma comitiva de representantes da Wuhan University of Technology, da China. O motivo do encontro foi a assinatura de um convênio de cooperação entre as duas universidades que envolverá a mobilidade de estudantes brasileiros, o incentivo de pesquisas conjuntas, entre outros tópicos.

A reunião contou com a presença do vice-reitor chinês, professor Zeng Chunnian, da representante do escritório de assuntos internacionais da instituição, Xiang Fen, e de dois pró-reitores de internacionalização da universidade, os professores Guo Jian e Dai Fuxiang. A vice-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge e o assessor de apoio à cooperação, professor Carlos Vergani, representaram a Unesp.

Após uma breve apresentação da Unesp, os dirigentes assinaram um acordo de cooperação e discutiram outras formas de colaboração. O vice-reitor da universidade de Wuhan destacou que a instituição chinesa oferecerá duas bolsas para a Unesp - uma direcionada a pesquisadores e outra para doutorandos - envolvendo acomodação e custos para permanência no país. A idéia é que a Arex (Assessoria de Relações Externas) publique uma chamada para o oferecimento destes recursos.

A reunião também serviu para que os representantes identificassem áreas de pesquisa em comum entre as duas instituições e que tenham potencial para trabalhos em conjunto. As duas partes também se comprometeram a estender essa prospecção ao longo dos próximos meses e estabelecer contatos entre os pesquisadores de cada universidade.

A Wuhan University of Technology possui 52 mil alunos, sendo cerca de 36 mil na graduação e 16 mil na pós-graduação. A instituição destaca-se especialmente em pesquisas na área de Ciência de Materiais, Química, Arquitetura Naval, Engenharia Oceânica e Engenharia Automobilística.

Internacionalização da Unesp A Unesp assumiu a internacionalização da universidade como uma das prioridades de sua gestão, mantendo atualmente relações com 45 países, num total de 395 acordos vigentes. Este esforço visa diversificar o ambiente acadêmico e colocar alunos e professores em contato com outras culturas e diferentes visões de mundo, contribuindo assim para o intercâmbio da ciência e do conhecimento e garantindo a inserção da Unesp no rol das grandes instituições de ensino superior internacionais.