14/08/17 14h29

Uma nova onda de investimentos com base em tecnologia

Jornal de Jundiaí

como objetivo criar um sistema de inovação com perspectiva a curto e longo prazo. O gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, informa que este projeto pode aumentar a competitividade de Jundiaí no âmbito regional e global, criando uma nova onda de investimentos produtivos para sustentar o crescimento econômico.

A administração pretende despertar o interesse das cadeias produtivas globais, qualificando a sua população com a difusão de conhecimento, por meio da qualificação na TVTEC, incubação de startups e coworking, formando um ecossistema de inovação.

Parimoschi destaca que o foco principal é estimular a criação de novas startups, em diversos segmentos da economia municipal. Startups são empresas em início de atividade que desenvolvem produtos inovadores e exploram atividades que abrem novos mercados.

Um exemplo citado é um convênio com o governo do Estado voltado para o agronegócio para a produção de uva e derivados, como vinho e suco. Na Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest), já há um projeto neste sentido que depende de apoio financeiro para o seu desenvolvimento.

O gestor deu sinais, porém não confirmou, que muitos destes projetos vão estar inseridos no Plano Plurianual 2018/2021, que está sendo concluído pelo poder Executivo e tem até o final deste mês para ser enviado à Câmara Municipal para votação.

“Este é um novo plano estratégico que esta administração está traçando para a Jundiaí do futuro. É como um planejamento feito no passado que possibilitou atrair muitas empresas para o município hoje, pois temos uma capacidade suficiente de água para possibilitar a produção destas empresas”, informou.

Em relação ao Parque Tecnológico, Parimoschi informou que a administração está pleiteando a prorrogação do prazo para iniciar as obras, pois a administração anterior deixou este prazo vencer e não iniciou as obras a tempo.