17/02/14 16h55

Toyota realiza cerimônia da pedra fundamental da sua fábrica de motores em Porto Feliz

Evento marca o começo das obras da nova unidade produtiva da Toyota, que iniciará sua operação no 1º semestre de 2016

Investe São Paulo
Diogo Moreira
Governador Geraldo Alckmin ressaltou os pontos positivos de investir no Estado

A Toyota realizou na sexta-feira , 14 de fevereiro, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sua nova fábrica de motores, na cidade de Porto Feliz. O evento marca o início da construção de mais uma unidade produtiva da montadora de veículos no Brasil, que já conta com operações industriais nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba e São Bernardo do Campo, além de possuir centros de distribuição nos municípios de Guaíba (RS) e Vitória (ES).

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença de Seiichi Sudo, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Chairman da Toyota do Brasil, Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, Takaaki Masuda, vice-presidente executivo da divisão industrial da Toyota do Brasil, Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo das divisões corporativa e comercial da Toyota do Brasil, e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades representantes dos governos federal, estadual e municipal.

"São duas grandes notícias. Primeiro, a inauguração da Toyota, do carro Etios em Sorocaba, uma das grandes fábricas do Brasil. Agora, a fábrica de motores, que é a vanguarda, o maior avanço de tecnologia, de inovação, de eficiência e de pesquisa, aqui em Porto Feliz", disse Alckmin.

A nova fábrica de motores da Toyota terá investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e será responsável, em um primeiro momento, pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do compacto Etios, produzido em Sorocaba (SP). No futuro, a unidade também abrigará uma linha de motores para o Corolla, feito em Indaiatuba. O novo empreendimento foi assessorado pela Investe São Paulo que auxiliou a empresa na localização de área e na adequação de infraestrutura.

"Nós, por meio da Agência Investe São Paulo e do Programa Pró-Veículo liberamos imediatamente todos os créditos de ICMS para investimentos no Estado no setor da indústria automotiva, que é uma indústria de cadeia longa. Portanto, gera muito emprego e está na vanguarda da inovação tecnológica dos avanços da ciência", explicou o governador.

A localização da nova planta foi pensada estrategicamente para facilitar a operação logística da Toyota, uma vez que os motores produzidos em Porto Feliz abastecerão as unidades fabris da empresa em Sorocaba  e Indaiatuba. O município de Porto Feliz está localizado a aproximadamente 30 km de ambas as cidades. Além disso, a região conta com ótima infraestrutura de estradas e mão-de-obra qualificada.

O começo das operações em Porto Feliz ocorrerá no primeiro semestre de 2016, com produção inicial de 70 mil motores anualmente. A capacidade produtiva total da planta da Toyota em Porto Feliz será de 200 mil motores por ano.

Construída em um terreno de 872.500 m2, a nova fábrica da Toyota irá gerar 700 empregos diretos.

Ecofactory

A nova unidade seguirá o mesmo conceito de Ecofactory utilizado na fábrica de Sorocaba. O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.