02/10/17 14h11

Totvs anuncia novo espaço de coworking em São Paulo

O iDEXO terá capacidade para receber 40 startups e terá programa de capacitação para pequenos e grandes negócios

PE&GN

A cidade de São Paulo ganhará mais um espaço de coworking comandado por uma grande empresa. A Totvs apresentou na manhã desta sexta-feira (29) o iDEXO, plataforma aberta para startups, grandes empresas e desenvolvedores.

O espaço, localizado na sede da Totvs, no bairro da Casa Verde, zona norte da capital paulista, tem capacidade para receber 40 startups.

Além da estrutura física, serão disponibilizados aos participantes acesso a tecnologia da Totvs e mentorias. Há ainda a possibilidade da realização de investimentos de empresas parceiras do projeto.

"Hoje, a grande maioria das ideias que nascem no Brasil morrem por falta de fôlego. Criamos esse espaço para ajudar as startups", diz Gustavo Torres, diretor-geral do iDEXO. O executivo exerceu cargos de diretoria em empresas como o Banco Original e a OLX.

A metodologia do programa foi criada pela Hyper Island, instituição  fundada em 1996 na Suécia que oferece consultorias sobre inovação digital para empresas.

"Toda startup que entrar no iDEXO terá um mentor selecionado por nossos parceiros. Essa mentoria será monitorada com uma plataforma que estamos criando. Assim saberemos de fato quais são os resultados desse trabalho", diz Torres.

O iDEXO também terá programas de capacitação de empresas. Com duração de três meses, a iniciativa será dividida em dois segmentos. O primeiro, batizado de Private Sprint, é voltado para ajudar grandes empresas a inovar e resolver problemas internos. O segundo, chamado Launch Camp será direcionado aos empreendedores.

Ao final do programa, as startups terão a possibilidade de fazer um pitch final para uma banca de associados do iDEXO.

De acordo com Torres, a expectativa é que as primeiras startups comecem a chegar ao espaço em novembro.

Laércio Cosentino, CEO da Totvs, explica que, além de ajudar empreendedores, o iDEXO aproxima ainda mais a empresa de seus clientes. "Faltava um elo na nossa jornada, que era ter um ecossistema com novas empresas trabalhando com nossos clientes", diz o executivo. "Estamos desenvolvendo um plano para que mais empresas consigam vencer os desafios que estão vindo nos próximos anos."