16/05/16 14h00

Teste para identificar o Zika vírus poderá ser produzido em SP

A Investe SP está ajudando a empresa a encontrar local adequado para instalação da fábrica

Investe São Paulo

A Euroimmun, líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial, anunciou nesta segunda-feira, 16 de maio, que deve instalar no Estado de São Paulo, com o apoio da Investe São Paulo, sua primeira fábrica brasileira.

A unidade vai produzir dois testes para identificação dos anticorpos do vírus zika aprovados pela Anvisa no início de fevereiro. Diferentemente dos diagnósticos mais comuns, um deles é capaz de identificar o causador da doença mesmo quando não há sintomas, até cinco meses depois da infecção.

Agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a Investe SP tem ajudado a Euroimmun no contato com órgãos públicos e, principalmente, na localização de áreas onde a fábrica poderá ser instalada.

“Nós estamos atendendo a Euroimmun há alguns meses, e é uma das empresas que tem recebido atendimento prioritário de nossa equipe”, afirma Juan Quirós, presidente da Agência. A empresa trabalha também em um projeto liderado pela Secretaria da Saúde para a produção da vacina contra a dengue em escala mundial.

A Euroimmun foi a primeira empresa a registrar no Brasil testes sorológicos para detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya. São kits que conseguem detectar a presença, por meio de imunoflorescência, de dois anticorpos que produzimos ao entrar em contato com essas doenças: o IgG (imunoglobina G) e o IgM (imunoglobina). O IgC indica se houve infecção mais antiga pelo vírus, enquanto o IgM é produzido na fase mais aguda da doença.

Hoje, esses dois kits são produzidos na sede da empresa na Alemanha. Com a aprovação da Anvisa, serão em breve comercializados para laboratórios de todo o País. Mas segundo o diretor da empresa no Brasil, Gustavo Janaudis, existe uma grande possibilidade de mercado para que seja aberta uma fábrica no Estado de São Paulo.

“Estamos realizando parcerias com institutos de pesquisa e universidades para fabricarmos não só o kit para identificação dos três vírus transmitidos pelo Aedes Aegypt, mas outras soluções para o diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas e alergias. A Investe São Paulo tem nos ajudado muito nesse sentido”, explica Janaudis.

A empresa opera no Brasil há três anos, e tem a intenção de nacionalizar também a produção de produtos para o diagnóstico de reumatologia, vasculite, hepatologia, gastroenterologia, dermatologia, neurologia, doenças infecciosas e alergias. A ideia é reduzir os custos de importação e, no futuro, exportar para outros países da América Latina.


Sobre a Euroimmun

A Euroimmun é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de reagentes laboratoriais de uso médico, principalmente no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas e alérgicas. Emprega hoje mais de 1800 pessoas em suas filiais no Canadá, China, Brasil, Itália, Polônia, França, Reino Unido, Suiça, Cingapura, África do Sul, Turquia e Estados Unidos.

No Brasil, a empresa está presente desde 2012, consolidando-se com patentes e métodos inovadores de produção. Utiliza principalmente métodos como a imunofluorescência, ELISA, imunoblot e biologia molecular.