13/11/17 13h47

Tata inicia operação no Brasil

Valor Econômico

Braço de serviços de telecomunicações do grupo indiano Tata, a Tata Communications inicia oficialmente hoje sua operação no Brasil. A companhia concorre com nomes como a britânica BT, a francesa Orange Business Services (OBS), a americana CenturyLink (que acaba de incorporar sua conterrânea Level 3), e também com Telefônica e Embratel na oferta de serviços e infraestrutura de comunicação para empresas.

O alvo, diz Pathamal Gunawardana, vice-presidente para Américas da companhia, são grupos internacionais que tenham operação no Brasil, ou empresas locais que com necessidade de ampliar sua conexão com o exterior.

A chegada ao país faz parte da estratégia de expansão internacional da Tata Communications, que tem a América Latina como alvo. Isso ocorre dois meses após a entrada em operação do cabo submarino Seabras-1, construído pela Seaborn Networks para conectar Nova York a São Paulo. O projeto, de US$ 500 milhões, recebeu um aporte de US$ 20 milhões da Tata, que comprou uma parte significativa de seus 72 terabits por segundo (Tbps) de capacidade de transmissão de dados para começar a operar na América Latina. Depois do Brasil, a empresa planeja avançar para o México e a Colômbia.

Como não tem uma rede própria nos países, a Tata terá que fazer acordos com outras operadoras. O executivo disse que há interesse em construir uma rede própria, a exemplo do que fez na Ásia, na Europa e nos EUA. A expansão poderá ser com investimentos diretos ou aquisições. Gunawardana disse que a Tata pretende buscar integradores para revender seus produtos e serviços.

Criada há 15 anos, a Tata Communications tem 8 mil funcionários e opera em 247 países. Com receita de US$ 3 bilhões, é bem menor que seus rivais - a CenturyLink tem receita de quase US$ 18 bilhões e OBS, US$ 7 bilhões.