31/08/16 17h09

Startups terão mais investimentos no Brasil com Crescer sem Medo

Protec

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, destacou nesta segunda-feira (29) a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 25/2007, mais conhecido como Crescer Sem Medo, para estimular os investimentos e o desenvolvimento das startups no Brasil. Dentre as modificações que o texto em trâmite na Câmara dos Deputados traz, o dirigente ressaltou um capítulo que regulamenta a figura do investidor-anjo.

“Nós sabemos que, quando há um aporte de capital de um investidor-anjo, a empresa perde a condição de estar no Simples. Ela já começa no complicado. Em um ambiente assim, com certeza o Steve Jobs não existiria no Brasil. Ele seria exterminado no nascedouro”, afirmou Afif ao lembrar que dispositivo trata exatamente do momento vivido pelos participantes do programa InovAtiva Brasil, destinado ao desenvolvimento de startups.

De acordo com o projeto, a empresa continuará no Simples mesmo que receba um aporte de capital. O Crescer sem Medo desvincula do investidor o risco da administração do negócio. “Essa separação é fundamental, já que são criados passivos trabalhistas que são impossíveis de pagar. Ajudará a unir o ímpeto de quem vai investir com o das startups que estão acelerando o seu desenvolvimento para poder crescer sem medo”, ressaltou o presidente do Sebrae.

O projeto já foi aprovado pelo Senado e está para ser votado novamente na Câmara dos Deputados.

Convênio

Afif participou da assinatura do convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), que vai ampliar a participação da instituição no programa InovAtiva Brasil. A cerimônia ocorreu na Escola de Negócios do Sebrae em São Paulo, onde foi realizado o último ciclo de atividades do InovAtiva Brasil do ano. Foram selecionadas 125 startups para a etapa final do programa, quando os participantes têm a oportunidade de apresentar seus projetos a potenciais clientes, investidores e parceiros.

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Marcos Pereira, elogiou o Crescer Sem Medo e diz que conversará com a bancada do PRB – partido do qual é presidente licenciado – para que se mobilize na Câmara a fim de aprovar o projeto.