01/08/16 16h42

Startup paulista participa de missão da Investe SP à Colômbia e abre primeira base no exterior

Após contato com potenciais clientes, Tec Mobile percebe necessidade de presença fora do Brasil e conta com apoio da Agência para processo de internacionalização

Investe SP
Download Marina Guimarães/ISP

Graças à missão promovida pela Investe SP, Barros pode conhecer a demanda de seus clientes por uma unidade da empresa em Bogotá

A Tecmobile, uma das pequenas empresas paulistas que a participou da primeira missão comercial realizada pela investe São Paulo dentro do programa SP Export, acaba de fechar uma parceria para sua primeira base fora do Brasil, em Bogotá, Colômbia. A empresa aluga tablets e outros equipamentos tecnológicos móveis para uso em pesquisa, credenciamento de eventos, entre outros.

“A consultoria contratada pela Investe SP na Colômbia nos ajudou a entrar em contato com diversas empresas de pesquisa no País, e a maior parte delas fez uma única pergunta: ‘quando vocês vão se instalar aqui?’”, conta Evandro Barros, gerente administrativo da TecMobile.

Segundo ele, a startup já tinha planos de começar a operar em outros países da América do Sul, mas a missão possibilitou que esse processo se acelerasse. “Se eu tivesse que ir sozinho bater de porta em porta e descobrir as empresas que mais se interessariam pelo meu produto, poderia demorar anos. E desde quando tivemos a ideia até agora, quando firmamos a sociedade com a representante na Colômbia, só se passaram seis meses”, afirma.

A missão foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho nas cidades de Bogotá e Lima, no Peru, com mais de 40 empresários que participaram de quase 400 reuniões. A expectativa é que eles estejam gerando mais de R$ 120 milhões de negócios.
O projeto faz parte do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export, realizado por meio de convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil.


“A internacionalização da Tecmobile é só um exemplo dos muitos outros casos de sucesso que vamos observar daqui para frente. Estamos somente há nove meses trabalhando com a exportação e os resultados já estão cada vez mais palpáveis”, disse o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós. A agência de promoção de investimentos e exportações é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a gerente de exportações da Investe SP Silvana Scheffel, a ideia é que a TecMobile também seja apoiada pelo SP Export por meio de outra frente, o Programa de Extensão Industrial Exportadora, o Peiex. “Vamos ajuda-los a estruturar-se de forma adequada para a internacionalização, tanto em questões administrativas quanto práticas. E o nosso núcleo de apoio também vai aprender muito com o caso dessa empresa, já que a exportação será muito mais de um serviço do que um produto”, explicou Silvana.

A Tecmobile hoje conta com seis funcionários no Brasil, com foco no desenvolvimento de aplicações tecnológicas e no aluguel de tablets. Em sua carteira de clientes estão grandes players, de diversos setores, como Google, Adidas, Samsung, Gol, Volkswagen, Mercedes-Benz, entre outros.

Além de alugar equipamentos, a empresa se destaca por cuidar de toda a parte logística de seu uso, fazendo transporte, manutenção e até mesmo assistência por telefone.

“No começo, vamos utilizar nossa base em São Paulo para operacionalizar o serviço na Colômbia. Toda a parte de financeira, administrativa e de marketing digital vão continuar por aqui. Mas dependendo do nosso crescimento e do aumento da demanda, a ideia é que a unidade em Bogotá torne-se uma réplica da brasileira mais à frente”, afirma Barros.

A operacionalização do serviço será feito por meio de uma representante da Aserto Negócios, facilitadora colombiana com sede em Bogotá. As duas empresas estão fechando parceria para que a empresa colombiana já comece a funcionar no dia 1 de agosto. Confira aqui os detalhes da missão comercial da Investe SP à Colômbia e ao Peru.