26/03/14 14h24

SP tem 1ª escola gratuita de empreendedorismo do Brasil

Portal Terra

Foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (24), em São Paulo, a Escola de Negócios Sebrae-SP, primeira instituição pública de ensino do país totalmente dedicada ao empreendedorismo. O centro educacional integra a rede de ensino do Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do estado.

Graças a essa parceria com o governo paulista, a Escola de Negócios Sebrae-SP vai oferecer, gratuitamente, tanto cursos técnicos de nível médio quanto um curso superior tecnológico para a formação de futuros empreendedores. O curso tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação é o primeiro oferecido por uma instituição pública de ensino superior do estado de São Paulo totalmente dedicado ao empreendedorismo.

Enquanto os currículos dos cursos de graduação em Administração das universidades públicas estaduais – USP, Unesp e Unicamp – cobrem as mais diversas áreas da gestão empresarial, o curso da Escola de Negócios Sebrae-SP é voltado especificamente para quem quer saber como começar um empreendimento do zero.  Assim, o curso de Gestão de Negócios e Inovação ensina a identificar necessidades do mercado, criar o protótipo do negócio e a prospectar e formular propostas para obtenção de recursos financeiros para financiar o empreendimento, entre outras coisas.

Além do curso superior, a Escola de Negócios Sebrae-SP também vai passar a ministrar as aulas dos cursos técnicos de Administração, Logística e Marketing para alunos do ensino médio que já são oferecidos pelo Centro Paula Souza. Esses cursos vão ao encontro do que o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, destacou como uma mudança de perspectiva dos jovens. “A minha geração se formava para ter um emprego. Esta geração se forma para empreender”, declarou Caetano, em comunicado divulgado à imprensa.

“Este é um projeto marco para os jovens que sonham em ter seu próprio negócio. Vem suprir a demanda do empresariado brasileiro por um ensino formal que integre teoria e prática e contribua para o fortalecimento das micro e pequenas empresas”, afirmou Caetano, no mesmo comunicado.

No fim de 2013 foram abertas as inscrições para a primeira turma do curso de Gestão de Negócios e Inovação, e a grande procura mostrou como é alta a demanda por um curso superior em empreendedorismo no país. O curso foi o mais disputado entre todos os oferecidos pelo Centro Paula Souza, registrando 18,63 inscritos para cada uma das 70 vagas disponíveis. Para se ter uma ideia, o curso de Administração da USP em São Paulo registrou 11,39 inscritos por vaga no vestibular de 2014.

Tanto os cursos técnicos de nível médio quanto o curso superior da Escola de Negócios Sebrae-SP vão abrir novas turmas já no segundo semestre de 2014. As inscrições para o vestibulinho dos cursos de nível médio vão de 10 de abril a 07 de maio. Já as inscrições para o vestibular do curso de Gestão de Negócios e Inovação vão de 14 de abril a 14 de maio.