02/05/17 14h37

SindusCon-SP discute PPPs e concessões em seminário no dia 9

Representantes das três esferas de governo, da iniciativa privada e da construção civil participarão dos painéis

SindusCon-SP

O SindusCon-SP, realiza no próximo dia 9, o Seminário “Parcerias Público-Privadas na Construção Civil”, que vai tratar do tema desde a introdução às PPPs e concessões, passando por PPPs em habitação; projetos de infraestrutura e oportunidades em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e Manifestação de Interesse Privado (MIP) até a discussão de soluções para a infraestrutura brasileira.

O sindicato, que tem participado intensamente dos debates sobre o assunto, apresentando sugestões e pleitos do setor, defende que questões urgentes da sociedade, das administrações públicas e da iniciativa privada, como o desemprego, o baixo nível de crescimento econômico e o déficit habitacional podem ser amenizados com as PPPs e concessões.

Além disso a participação da iniciativa privada na modernização da infraestrutura nacional e na redução do déficit de moradias será muito importante para o crescimento da economia brasileira. Com as visíveis dificuldades de orçamento em todas as esferas governamentais, a capacidade de investimento do poder público tem sido bastante reduzida.

Para o sócio-diretor da QGMB Consultoria, Adrian Batista, que tem ampla experiência com contratos da área de transportes na gestão pública, o evento vai mostrar que as PPPs e as concessões podem ter os mais variados tipos e tamanhos, atendendo a diferentes segmentos. Batista, que vai falar sobre PPPs em habitação, defende que essa é a única maneira de o poder público dar andamento a projetos de interesse da sociedade, na velocidade em que ela demanda. “A iniciativa do SindusCon-SP é louvável. Certamente, esta modalidade de negócios é a grande saída para os nossos municípios, que precisam viabilizar obras e serviços de qualidade urgentemente nas mais variadas áreas. E este é o momento perfeito para médias e pequenas empresas passarem a participar de concessões e PPPs,” afirma.

Para viabilizar tais iniciativas junto à União, aos Estados e municípios, as construtoras precisam estar preparadas. Compartilhar informações, conhecimento e experiências sobre PPPs é o principal objetivo do seminário, que também vai contar também com palestras de integrantes dos governo federal, como a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Henriqueta Arantes; o superintendente de Grandes Empresas da Caixa Econômica Federal, Alexandre Cordeiro; o diretor de Gestão de Projetos de Investimentos da Investe São Paulo, Ermínio Lucci, do secretário municipal de Serviços e Obras de São Paulo, Marcos Penido, entre outros representantes das três esferas de governo.

A introdução ao assunto e as questões sobre infraestrutura e oportunidades em PMI e MIP serão tratadas em duas palestras pelo sócio-fundador da QGMB Consultoria, Mário Guimarães Neto. “Em um momento bastante propício, discutir PPPs e concessões neste evento do Sinduscon-SP é uma oportunidade única para troca de experiências e aprofundamento de uma temática tão importante para o desenvolvimento de políticas públicas e de negócios no país, ” destaca.

Durante o seminário, serão lançados também quatro volumes da coleção “Parcerias Público-Privadas na Construção Civil”, iniciativa do SindusCon-SP com apoio da Caixa Econômica Federal.

Seminário “Parcerias Público-Privadas na Construção Civil”

Data: 9 de maio, das 9h às 16h30

Local: SindusCon-SP (rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília)