25/08/16 17h53

Setor têxtil e de confecção terá destaque na missão comercial Brasil-Argentina

Parceria entre ABIT, Apex-Brasil e agência paulista pretende levar empresas para estreitar relações de negócios com o país vizinho

Investe São Paulo

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) junta esforços à Investe São Paulo na missão comercial que a agência paulista promoverá na Argentina, de 2 a 4 de novembro, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Abit pretende levar até 30 empresas para estreitar as relações de negócios com o país vizinho. Serão selecionadas participantes do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, que é conduzido pela associação em parceria com a Apex-Brasil.

Para o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, os esforços somados entre Investe SP e ABIT trarão frutos significativos de ordem comercial às empresas do Estado de São Paulo.

“O Estado de São Paulo é o principal produtor e empregador do setor têxtil no Brasil. Esta aproximação com a Argentina, maior parceiro comercial do Brasil, será muito importante para recuperação e ampliação dos negócios desse mercado no Estado”, aponta Juan Quirós.

“A Argentina é o principal destino do nosso setor, representando 23% do total exportado pelo Brasil no ano passado. Por isso, é essencial desenvolvermos esforços conjuntos para ampliar o comércio bilateral entre nossos países, recuperando a participação brasileira neste importante mercado, que nos últimos anos foi substituída em parte por produtos asiáticos. Além disso, temos uma janela de oportunidade, uma vez que os governos argentino e brasileiro vivenciam um momento de maior dinamismo e integração”, afirma o presidente da ABIT, Rafael Cervone.

Inscrições
A missão comercial à Argentina foi antecipada e será realizada agora de 2 a 4 de novembro. Poderão se inscrever empresas paulistas de qualquer setor econômico. Os empresários interessados devem enviar e-mail [email protected] para obter mais informações sobre as inscrições.

A Investe SP espera levar cerca de 50 empresas à Argentina. A Agência já promove consultas com compradores argentinos para definir as potencialidades. A missão será nos moldes das já realizadas com sucesso na Colômbia e Peru, sempre em parceria com a Apex-Brasil, e que já resultaram em bons negócios para os empresários participantes.

Até o momento, mais de 30 empresas já manifestaram interesse em participar da seletiva da missão. “Muitos desses empresários já participaram, inclusive, da última missão realizada à Colômbia e ao Peru – isso revela que o trabalho desenvolvido pela equipe da Investe SP tem sido bem avaliado e conseguido bons resultados em negócios gerados”, observou Quirós.

A Investe SP fará contatos prévios para a missão também no evento Argentina para o Mundo, promovido pelo presidente argentino, Mauricio Macri, que vai atrair mais de mil empresários e investidores de vários países, entre os dias 12 e 15 de setembro, a Buenos Aires. Estarão presentes ministros e executivos de vários países.

Sobre o Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.